«

»

Jan 05

Isto é o que acontece com os teus rins, pele e cérebro quando colocas maquilhagem demais! É assustador!




Actualmente a maquilhagem é um dos produtos mais vendidos de sempre em todo o mundo. Especialistas prevêem que o mercado global de produtos de beleza continuará a subir a uma taxa anual de 3,8% nos próximos cinco anos.

Todos nós somos testemunhas de quão grande é a indústria de beleza. Basta pensar sobre o enorme número de produtos desse tipo que podemos ver hoje em dia. Ela está tomando posse até mesmo dos sites de mídia social, como o YouTube, que teve um total de 123 milhões de assinantes de canais de beleza em 2015.

Estes números falam por si mesmos: a nossa sociedade está a ficar viciada em maquilhagem! Seja para esconderem os primeiros sinais e rugas, ou simplesmente para ficarem mais atraentes, as mulheres já não vivem sem a maquilhagem.

Mas cada vez mais médicos e cientistas estão preocupados com a forma como a maquilhagem afecta a nossa saúde física!

Os perigos dos produtos de maquilhagem

Todos os produtos de maquilhagem contêm um grande número de químicos, alguns dos quais podem até ser perigosos para a sua saúde. A forma como essas substâncias interagem com a nossa pele pode levar à sua desidratação e até mesmo a reações alérgicas.

Esses produtos químicos têm a capacidade de penetrar nas camadas mais profundas da nossa pele e entrar na nossa corrente sanguínea. Se estes produtos químicos são tóxicos, então a exposição crónica a eles apresenta um risco significativo para a saúde.

Um recente estudo divulgado pelo Fundo de Cancro da Mama (BCF) para o projeto Campanha para Cosméticos Seguros revelou resultados chocantes. Quase metade dos produtos de maquilhagem de Halloween para crianças testados continham químicos nocivos.

No entanto, a maioria destas substâncias eram encontradas em níveis muito baixos e, como tal, não deve ter resultados de saúde adversos de imediato.

Alguns dos produtos químicos nocivos encontrados pelo estudo BCF

  • Cádmio

Este metal macio, branco-azulado, têm sido relacionado à insuficiência renal, doença óssea e até mesmo ao cancro. Os pesquisadores acreditam que o cádmio torna-se tóxico em níveis bem abaixo dos limites estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde.

Cádmio foi encontrado em vários cosméticos conhecidos como Estee Lauder, L’Oreal, Yves Rocher, Revlon, Proctor and Gamble, Mary Kay entre muitos outros. Ele está presente em sombras para olhos, sombras creme, primers e base.

  • Tolueno

Estudos sugerem que esta substância pode danificar o sistema nervoso e levar a distúrbios neurológicos, tais como demência. O tolueno é encontrado em diversos produtos para as unhas, bem como algumas tintas de cabelo.

  • Benzofenona

Usadas em produtos tais como base com proteção solar UV, as benzofenonas podem causar reações alérgicas e até mesmo choques anafiláticos. Estes produtos são encontrados em hidratantes labiais, base, esmalte, perfumes, champôs, condicionador, spray de cabelo e filtros solares para bebés.

  • Parabenos

Estes produtos químicos são adicionados aos cosméticos para evitar a formação em excesso de bactérias. Parabenos são potenciais desreguladores endócrinos, e um estudo encontrou a presença destes químicos no tecido do cancro da mama. Parabenos são comumente usados em perfumes, mas também podem ser utilizados em géis de banho, champôs, condicionadores e loções.

  • Chumbo

Um metal pesado presente em um grande número de produtos de maquilhagem, especialmente aqueles com mais pigmento, como base, sombra, batom e delineador. O chumbo é altamente tóxico quando entra na corrente sanguínea, podendo causar distúrbios neurológicos, mas também infertilidade e cancro.

O chumbo é mais comumente usado em produtos para os lábios. Num estudo de laboratório, o chumbo foi encontrado em quantidades mensuráveis em tintas capilares, máscaras e sombras.

  • Pó Talco

Um mineral usado na composição da base em pó, blush e base líquida. Verificou-se que o mineral era frequentemente contaminado com amianto, que é um carcinogéneo conhecido. Tem havido um grande número de estudos que associam o pó de talco ao cancro do ovário, de acordo com uma investigação publicada no European Journal of Cancer Prevention.

O talco é comum em pó de bebé, mas também está presente em desodorizantes, produtos de higiene feminina, sombras em pó, batons e máscaras.

Conclusão

Embora a maioria desses produtos químicos não venham em quantidades consideradas perigosas, o uso diário de maquilhagem e a exposição crónica a essas toxinas pode ser uma razão para preocupação. Para proteger a sua saúde e boa aparência, leia os rótulos cuidadosamente e reduza a quantidade de maquilhagem que usa.

Se você puder, tente passar alguns dias da semana sem maquilhagem. Isso reduzirá significativamente a sua exposição a substâncias químicas nocivas. Para além disso, tente comprar cosméticos de empresas respeitáveis, que usem produtos naturais na composição da maquilhagem.




Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>