Trata a incontinência urinária com as dicas desta fisioterapeuta! São simples e muito eficazes!

pub

Os exercícios para incontinência urinária, ou exercícios de Kegel, são uma excelente forma de fortalecer os músculos do assoalho pélvico, ajudando no tratamento da incontinência urinária e melhorando também a função dos esfíncteres da uretra.

0f3ad187493edbf1dd9ff21d50f84c4c-640_427

O sucesso dos exercícios dependem da técnica apropriada e da adesão do indivíduo à sua execução regular. Isso quer dizer que os exercícios devem ser realizados de forma correta, várias vezes ao dia e todos os dias até à completa resolução do problema.

Como fazer os exercícios de Kegel

Para fazer os exercícios de Kegel de forma correta, primeiro identifica o músculo do períneo:

  • Esvazia a bexiga e depois tenta segurar a urina. Agora que já sabes qual o músculo a contrair, mantém a contração deste músculo, conta até 10 e depois relaxa durante 15 segundos, como mostra a imagem.

Faz 10 exercícios seguidos, 3 vezes ao dia, de manhã, à tarde e à noite. Este exercício pode ser realizado na posição de sentada, deitada ou em pé, mas para iniciar é mais fácil começar estando deitada.

Estes exercícios podem ser realizados no caso de incontinência urinária feminina, assim como na incontinência urinária masculina.

É importante que este exercício seja sempre realizado com a bexiga vazia para evitar a cistite, uma inflamação da bexiga pelo acúmulo de microrganismos em seu interior. O objectivo deste exercício é restaurar o tônus e a força muscular do períneo e de todo o pavimento pélvico, impedindo a perda de urina, melhorando até mesmo o contato íntimo.

Quanto tempo demora para ter efeito?

O tempo que os exercícios de Kegel demoram para ter efeito dependem da gravidade do quadro, isto é, da quantidade de urina que se perde. Entretanto, nos casos mais graves, quando os exercícios de Kegel são realizados corretamente, e no mínimo 3 vezes por dia, os resultados podem ser percebidos após 3 meses e após cerca de 1 ano dá-se a resolução completa do caso.

Nos casos mais simples, onde a perda involuntária de urina é pouca, os resultados podem ser percebidos mais rapidamente.

O fisioterapeuta é o profissional mais indicado para realizar estes exercícios e desta forma tratar a incontinência urinária.

Fonte: Marcelle Pinheiro – Fisioterapeuta
Partilha com as tuas amigas:

PUB

Outras Dicas:

Comentários:

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.