Pouca gente percebe, mas muitos dos estigmas femininos são reforçados diariamente pelas próprias mulheres.
Inconscientemente, quando reproduzem os padrões de expectativa impostos pela sociedade em relação ao casamento, felicidade e beleza estética, elas só prejudicam a si mesmas pressupondo que suas intenções e sentimentos sobre a vida sejam massificados e não individuais em cada uma.
Por isso, não evites reproduzir qualquer uma das sentenças abaixo. Nem para ti, tua irmã, tua amiga, nem para a tua pior inimiga.
1. Se não te casares, vais ficar para tia
Sobrinhos são a melhor coisa desse mundo. Para de ficares a reforçar a prerrogativa de que as mulheres nasceram para serem mães. Muitas delas preferem não ter filhos e essa opção também precisa de ser respeitada.
2. Já não tens mais idade para isso
Quem disse que existe idade máxima para se fazer algo? Se o espírito se mantém jovem não há impedimento para se conseguir realizar ou conquistar qualquer coisa que se queira.
3. Isso não é uma tarefa para mulheres
Assim como nenhuma actividade, dever ou obrigação seja restrita às mulheres, também não há qualquer tipo de tarefa que não possa ser encarada ou cogitada por elas. Qual seria o impedimento, afinal?
4. O teu problema é o desleixo com a aparência
Beleza não põe mesa, já dizia o velho ditado. Nem tudo se resume à aparência física e, não acredites que ela seja capaz de se sobressair a qualquer outra virtude ou qualidade de comportamento.
5. Porque cortaste o cabelo se estavas linda?
Qualquer tipo de comentário de reprovação deveria ser evitado e eliminado das possibilidades a serem ditas a qualquer pessoa. Gorda, magra, feia, bonita, é sempre mais gratificante receber alguma crítica construtiva que uma observação vazia e sem proveito.
6. Não deverias andar por aí sozinha
Mulheres que se sentem inseguras sozinhas só reforçam o medo e o risco de serem abordadas quando se afastam e se privam de ocupar espaços que são públicos e democráticos. Ou seja, destinados a todos da mesma forma.
7. Se não querias engravidar, deverias ter mais cuidado
Só quem sabe da tua intimidade, do que aconteceu entre ti e o teu parceiro, do tipo de relação que se estabeleceu e das intercorrências no caminho, é tu – às vezes, nem mesmo ele. Então, diante de qualquer comentário malicioso como esse, apenas despreza.
8. Pergunta para o teu namorado o que ele acha
Ele pode até dar a opinião dele, tentar complementar a tua decisão com algum ponto de vista diferente, mas marido/namorado nenhum – ou quem quer que seja – tem ou deve ter a palavra final sobre ti.
9. Já podes até casar, se souberes cozinhar
Quem disse que saber fazer qualquer coisa é motivo para se casar ou para ser bem sucedida num relacionamento? O facto de saberes virares-te bem sozinha e de forma independente é um mérito teu, e não uma garantia de que vais encontrar um outro alguém que te mereça.
10. Como estás linda assim magra
É claro que, a maioria das mulheres, gostaria ou preferiria ter um corpo enxuto. No entanto, não é esse um parâmetro real de beleza, muito menos de virtude para alguém. E, se desconheces a rotina de saúde e alimentação da pessoa, suas dificuldades e percalços, sê mais respeitosa.
Fonte:
Partilha com as tuas amigas:
PUB