5 Maneiras de perceber se a tua relação tem futuro!

No início de uma relação tudo costuma correr bem, tudo parece ser um mar de rosas. Mas como saber se ela tem futuro ou não? Com estas 5 dicas vais perceber se ela poderá ter algum futuro ou não. Descobre já!

relacao_tem_futuro

1. São parecidos?

Pode parecer uma questão fácil, mas não é. Quando se está apaixonado, é difícil ser-se racional. Um estudo (Amodio Showers, 2005) demonstrou que as pessoas gostam de ter parceiros parecidos consigo, mas só nas relações de curto-prazo. Para as de longa duração, é necessário que ambas as partes reconheçam aquilo em que são parecidos e aquilo em que não são. É preciso fazer as perguntas difíceis e perceber se têm os mesmos objetivos, valores, e se ambos têm uma ‘mente-aberta’. Só assim, pode perceber o potencial que a sua relação tem.

2. Conhecem os amigos um do outro?

Se está a investir numa relação a longo prazo, eventualmente vai ter de conhecer a família e os amigos. E faz sentido: as pessoas têm tendência a querer envolver as pessoas que lhes são importantes nos seus círculos sociais.

Aliás, para muitos, ter a aprovação dos amigos e da família é essencial. E quanto mais amigos conhecer – e no caso de aprovação – há uma menor probabilidade da sua relação vir a terminar.

3. Ainda está a investigar o mercado fora da relação?

Quando uma pessoa está verdadeiramente envolvida num relacionamento, automaticamente – e muitas vezes inconscientemente – deixa de procurar outros possíveis parceiros.

Um estudo sobre processos cognitivos (Maner, Gailliot, Miller, 2009) demonstrou que as pessoas que estão comprometidas (e apaixonadas), não prestam sequer atenção quando aparece alguém potencialmente atrativo, .

Se não têm olhos apenas um para o outro, pode ser um sinal de que a relação é meramente passageira.

4. Tem receio de ficar solteiro?

O medo de ficar solteiro pode levá-lo e escolher a pessoa errada. Uma investigação (Spielmann et al., 2013) provou que as pessoas que têm receio de ficar sozinhas não têm padrões de escolha baixos, mas tendem a ficar com companheiros menos desejáveis.

Por exemplo, podem demonstrar o mesmo interesse por pessoas que não as tratem tão bem, como por quem as trate bem e gosta delas. Não se contente com qualquer um.

5. Como é que o seu namorado reage à ideia de compromisso?

As pessoas que querem (apenas) estar em relações curtas tendem a evitar qualquer tipo de situações que podem obrigá-las a comprometer-se. Segundo o estudo Jonason Buss, 2012, têm atitudes como evitar o contacto (não atender o telefone ou não responder às mensagens), evitar gestos carinhosos em público e tentam esquivar-se a conversar sobre a relação. E nem lhes passa pela cabeça apresentar a família e os amigos.

Partilha com as tuas amigas:

Comentários: