6 Sintomas do cancro da zona íntima feminina que a maior parte das mulheres desconhece e ignora!

pub

É importante conhecer os sintomas do cancro da vagina, que na maior parte das vezes os tecidos cancerígenos estão localizados na parte mais interna da vagina, não sendo visível nenhuma alteração na região mais externa, e por isso o diagnóstico só pode ser feito com base em exames de imagem indicados pelo ginecologista ou oncologista. Alem disso, mais de 80% das mulheres com cancro da vagina invasivo apresentam um ou mais dos seguintes sintomas.

O carcinoma vaginal geralmente é uma metástase de um outro cancro, que pode ou não, estar localizado no sistema reprodutor, embora seja mais comum que a mulher apresente inicialmente cancro do colo uterino ou de vulva.

Os sintomas de cancro na vagina como sangramento, depois do contato íntimo e corrimento vaginal com mau cheiro, geralmente surgem entre os 50 e 70 anos de idade em mulheres infectadas pelo vírus HPV.

Os sintomas de cancro na vagina também estão presentes em inúmeras outras doenças que afetam a região, e por isso, é importante ir às consultas ginecológicas de rotina e fazer periodicamente o exame preventivo, também chamado de papanicolau.

6 Principais sintomas de cancro na vagina:

  • Corrimento com mau cheiro.
  • Sangramento fora do período menstrual.
  • Dor durante o contato íntimo.
  • Sangramento após o contato íntimo.
  • Urgência para urinar.
  • Dor ou ardência ao urinar.

Como é feito o diagnóstico da doença?

Para fazer o diagnóstico da doença, o ginecologista raspa o tecido da superfície no interior da vagina para biópsia. No entanto, é possível observar a olho nu alguma ferida ou área suspeita durante uma consulta ginecológica de rotina.

Tratamento

O tratamento vai variar conforme o tipo de cancro que a mulher possui e o seu estadiamento, mas pode ser feito através da radioterapia ou da retirada dos tecidos afetados pela doença, através de uma cirurgia. A quimioterapia é indicada para o tratamento paliativo somente para alívio dos sintomas.

Ter um ou mais destes sintomas não significa que vai ter uma doença como o cancro. Na verdade, alguns desses sintomas são mais susceptíveis de serem causados por uma doença benigna, como uma infecção. A única maneira de saber com certeza o que está causando estes problemas é consultar um médico.

Cuidados

Se tiver algum destes sintomas, converse, imediatamente, com o seu médico de confiança. Lembre-se, quanto mais cedo a causa é diagnosticada, mais cedo pode iniciar, se necessário, o tratamento e ter mais hipóteses de cura.

Partilha para que todas nós mulheres tenhamos conhecimento!

Partilha com as tuas amigas:

Relacionados:

Comentários: