Absorventes internos aumentam o risco de doença e podem até levar à morte!

pub

Este alerta é para todas as mulheres que usam absorventes internos (tampões) e é importante que conheçam o seu perigo e os conselhos de uso correcto para evitar esse perigo.

A Síndrome do Choque Tóxico (SCT) é uma doença grave, porém rara, que pode levar à morte. Ela é causada por toxinas produzidas pela bactéria Staphylococcus aureus. Manifestada quase exclusivamente em mulheres, a condição foi primeiramente relacionada ao uso de absorventes internos de alta absorção e material sintético. Recentemente, uma modelo californiana ganhou a mídia ao contar sua história: ela precisou amputar uma perna após complicações causadas pelo SCT.

tampao_doenca

Hoje, sabe-se que a SCT pode ser causada por outros factores, incluindo a exposição a bactérias no ambiente hospitalar. No entanto, o uso de tampão ainda está associado ao maior risco da doença. O uso prolongado de absorventes internos favorece essa multiplicação rápida.

As causas exactas da Síndrome do Choque Tóxico não são completamente conhecidas. Nos primeiros relatos da doença nos Estados Unidos, notou-se que grande parte das pacientes que manifestaram a condição fazia uso de um absorvente interno que retinha muito fluxo e não era trocado. “Ficou estabelecido que o absorvente íntimo de grande capacidade e de uso prolongado serviria de meio para a propagação da bactéria responsável pela SCT”, diz. “Actualmente, com as mudanças na capacidade, componentes e padrões de utilização destes produtos, o número de casos caiu”, complementa.

Mais relevante do que a capacidade de absorção do tampão é o tempo de uso. O maior risco está em permanecer com o mesmo produto durante muito tempo, já que a acumulação de sangue retido nas fibras favorece lesões no canal e proliferação de bactérias. O tamanho do acessório deve estar de acordo com o fluxo menstrual.

A troca deve ser feita a cada quatro horas. É importante notar que o absorvente externo não aumenta o risco da Síndrome do Choque Tóxico, mas pode levar a outros tipos de infecções bacterianas se usado de forma prolongada, sem troca.

Sintomas

Dor de cabeça e tonturas repentinas e fortes são possíveis indicativos da doença. Os sintomas começam de forma súbita e depois evoluem para manifestações mais graves. Logo no início, o paciente pode apresentar:

  • Febre alta

  • Dor de cabeça

  • Dor de garganta

  • Olhos avermelhados

  • Cansaço extremo

  • Confusão e tontura

  • Vómitos

  • Diarreia

  • Erupção cutânea, semelhante a uma queimadura de sol, em todo o corpo

  • Após 48 horas, ele pode entrar em estado de choque.

  • Entre o 3º e 7º dia, a pele das palmas das mãos e plantas do pé se soltam.

“A Síndrome do Choque Tóxico provoca anemia e lesões nos rins, fígado e músculos, principalmente nos primeiros sete dias”.

Como tratar?

  • O tratamento deve ser com uso de antibióticos por, no mínimo, 10 dias. É feita também uma drenagem no foco da infecção.

  • A troca de material sintético pela fibra de algodão na composição dos absorventes internos é também importante.

Como posso me proteger?

  • Não exceder oito horas consecutivas de uso do mesmo tampão e, preferencialmente, trocá-lo a cada quatro horas, especialmente durante o clima mais quente.

  • Aos primeiros sintomas da doença, retira imediatamente o absorvente interno e procura um médico, informando-o que usavas um tampão.

Partilha com as tuas amigas:

Relacionados:

Comentários: