As crianças precisam é de tempo e atenção… não precisam de telemóveis!

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As novas tecnologias fazem parte do dia a dia das crianças desde muito cedo.

No nosso ponto de vista um erro…pois tal como nós quando éramos crianças, elas devem aprender a desfrutar o mundo que as rodeia.

A utilização excessiva dos dispositivos electrónicos pode tornar as crianças pessoas fechadas e que descuidam as relações sociais.

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De acordo com dados estatísticos 70% das crianças de 12 anos já possuem um telemóvel, e quase 90% delas tem acesso desde idades bem precoces aos dispositivos electrónicos que seus pais usam.

Fica claro que vivemos em uma sociedade digitalizada onde a Internet, os telemóveis, tablets e computadores são uma boa ferramenta de trabalho, de conhecimento e de conexão com outras pessoas.

Agora veja bem, toda mãe e todo pai sabe a fascinação que estes instrumentos despertam nas crianças desde muito cedo.

Por isso é comum os presentear com muitos destes dispositivos que, de alguma forma, começam a determinar o modo com o qual irão interagir com o mundo e com nós mesmos.

É necessário, então, estabelecer um equilíbrio, e lembrar sempre que o melhor presente que podemos oferecer a uma criança é nosso tempo.

As crianças devem crescer em harmonia com tudo que o mundo pode oferecer

Não se trata de restringir, nem de censurar determinadas coisas como fez, por exemplo, Steve Jobs com seus filhos ao proibir que tivessem contacto com telemóveis, computadores ou tablets.

Em certas ocasiões, “o ato” de proibir gera nas crianças mais curiosidade, mais necessidade. Logo, o essencial é permiti-los crescer em harmonia conhecendo tudo o que mundo pode oferecer.

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E o que a sociedade e seus contextos mais próximos podem oferecer?

Cultura

Faça com que seus filhos tenham ao alcance das mãos livros para consultar, para ver, tocar, para cheirar. Façam com que sejam autênticos companheiros quotidianos.

Sirva de modelo

Faça com que seus filhos se acostumem a vê-lo ler livros físicos. Não faça uso exclusivo dos dispositivos electrónicos.

Estabeleça horários para cada actividade

Procure fazer com que o computador ou os video jogos não sejam algo habitual. Basta poucas horas por semana.

O mundo não passa pela tela de um computador

É preciso que os pequenos saiam para brincar, que desfrutem de seus amigos, que experimentem o que é cair e se levantar, correr pelo campo, brincar com um animal…

Qual a melhor idade para comprar um telemóvel para a criança?

Se em algum momento você se fez esta mesma pergunta, é porque possivelmente seus filhos estão o pressionando. Mas, antes de dar o passo, é importante reflectir sobre estes factores.

  • O fato de comprar um celular requer desembolso económico que cada família terá de reflectir se é necessário, e se a criança é o bastante madura e responsável para fazer uso dele.

  • Antes de adquirir estes dispositivos eduque a criança com relação ao uso destes.

  • A idade no qual podemos presentar nossos filhos com um telefone dependerá se a criança compreender a responsabilidade que isso requer e os riscos implícitos com o uso, por exemplo, das redes sociais.

O ideal é que, chegada a adolescência, as crianças possam fazer uso destes dispositivos nas zonas comuns da casa, sempre sob controle dos pais para gerir o uso dos perfis e a informação que publicam.

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Presenteie-os com seu tempo antes dos dispositivos electrónicos

A educação de uma criança começa desde o primeiro dia em que ela chega ao mundo: as rotinas que mostramos, o tipo de criação, de afecto e o tipo de disciplina determinarão, sem dúvidas, o vínculo que tenhamos com eles.

O uso de telemóveis e computadores dentro dos quartos e de porta fechada pode gerar muitos problemas com a chegada da adolescência.

Corremos o risco de ter filhos fechados que entendem o mundo somente através de suas telas, e que irão perder a capacidade de se comunicar connosco.

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Presenteie-os com seu tempo desde cedo. Mesmo que com nossas responsabilidades profissionais nem sempre possamos conciliar a vida profissional com a familiar, vale a pena saber os seguintes factores:

  • O tempo que compartilhamos com nossos filhos deve ser sempre de qualidade. Desconecte-se dos celulares e saia para passear com eles, escute suas inquietudes e preocupações sem julgar, sem punir. Faça uso do reforço positivo.

  • Facilite o contacto de seu filho com a sociedade, mostre os desportos para que ele escolha, ofereça novas actividades para descobrir: o desenho, a música, a dança…

  • Uma criança envolvida com múltiplos estímulos é uma criança mais interessada pela realidade do que pela Internet.

  • As novas tecnologias são excelentes ferramentas para aprender e descobrir, mas não devem ocupar 100% de seu tempo, nem sequer 50%.

Torne-se um modelo quotidiano na vida de seus filhos e mostre a beleza das relações humanas cara a cara, os desportos, o prazer da leitura, de se permitir ser livre dos celulares durante horas para desfrutar o aqui e o agora.

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