As mães devem ter mais férias do que os pais, afirmam os psicólogos.

É universalmente reconhecido que as mães são das pessoas mais trabalhadoras do mundo.

Uma mãe trabalha 24 horas por dia, literalmente, durante todo o ano, e o trabalho vem acompanhado com uma quantidade substancial de stress emocional e financeiro.

As “mom-cation” (Férias extra para mães), uma tendência recente popularizada pelas redes sociais, especialmente nos Estados Unidos, consiste num breve período de férias em que as mães viajam com outras mães, amigas, ou sozinhas, sem a família. Embora esta “escapadinha” possa ser uma viagem divertida para as mães, os psicólogos sugerem que as progenitoras que viajam sozinhas podem melhorar as suas relações familiares a longo prazo.

Todas as mães devem estar conscientes de que tirar umas mini-férias também as pode ajudar a melhorar o seu próprio bem-estar.

Os especialistas sugerem que tirar umas mini-férias, sozinha, com outras mães, ou amigas, também pode ser útil para os outros membros da família. O professor de psicologia Dr. Nava Silton afirma: “é muito importante para as crianças notarem esse equilíbrio que idealmente tem de ser alcançado numa situação familiar”.

A maternidade não envolve apenas criar um filho, mas também manter a casa em ordem, estar presente nas atividades escolares, preparar refeições, planear a semana e assim por diante.

As mães, por vezes, sentem-se como se fossem a única pessoa da família capaz de manter as crianças organizadas bem como a própria casa. Não raras vezes, sentem-se sozinhas nesta missão.

Antes de viajar, a mãe pode preparar um plano de cuidados para o cônjuge, membros da família ou amigos que cuidarão dos filhos na sua curta ausência.

Quando volta das suas “férias de mamã”, normalmente a mãe sente-se uma pessoa renovada e mais descansada. Testemunho de uma mãe: “Voltei das minhas mini férias, longe da família, e fui uma mãe melhor. Uma mãe mais paciente. Uma esposa melhor. Aprendemos a apreciar o que temos em casa, porque tivemos um corte com tudo isso, ainda que curto.”

Ficar uns dias longe das dificuldades da vida ou até mesmo sair para tomar um café com um amigo de vez em quando pode melhorar muito a saúde mental, física e emocional de uma mãe. Faça o teste você mesma!

Partilha com as tuas amigas:

Mais dicas:

Comentários: