Bolo (ou tarte fingida) de maçã caramelizada

pub

É uma perdição deliciosa este bolo de maçã caramelizada, experimente e vai ver que vai adorar esta tarte fingida de maçã.

Ingredientes:

Para caramelizar as maçãs:

  • 3 maçãs grandes (usei Royal Gala)
  • 6 colheres rasas de sopa de açúcar amarelo
  • 3 colheres de sopa de manteiga
  • raspa e sumo de 1 limão
  • canela em pó q.b.

Para o bolo:

  • 60g de manteiga amolecida
  • 100g de açúcar amarelo
  • 3 ovos tamanho M à temperatura ambiente
  • 150g de farinha de trigo (usei T55)
  • 1 colher rasa de chá de fermento químico

Preparação:

Para caramelizar as maçãs:

  • Descascar as maçãs, cortar às fatias e regar com o sumo do limão.
  • Levar uma frigideira grande ao lume com o açúcar e a manteiga. Deixar em lume médio até que a manteiga derreta e comece a dissolver-se no açúcar.
  • Acrescentar as raspas de limão, as maçãs e deixar ao lume até ficarem bem caramelizadas, mas ainda firmes. Ir virando e regando as maçãs cuidadosamente com o líquido que se for formando. Apagar o lume e polvilhar as maçãs com canela em pó a gosto. Reservar até arrefecer.

Para o bolo:

  • Numa taça bater bem a manteiga e o açúcar. Adicionar os ovos um a um e ir batendo.
  • Misturar a farinha com o fermento e peneirar para a taça do preparado anterior. Envolver bem com a espátula, mas sem bater.
  • Untar uma forma redonda de fundo amovível de 23 cm. Verter a massa e alisar a superfície com a espátula. (A massa fica muito baixa mas a ideia é essa, para que não cresça muito).
  • Por cima da massa alinhar as maçãs a gosto. Verter cuidadosamente por cima todo o líquido das maçãs, mesmo que pareça muito.
  • Levar ao forno pré-aquecido a 180º, aproximadamente 35 minutos. Nos últimos 5 minutos ligar só a parte de cima do forno para dourar bem as maçãs. Desenformar e deixar arrefecer até servir.

Fonte original com todos os direitos reservados: https://omeutempero.blogspot.pt

Partilha com as tuas amigas:

PUB

Outras Dicas:

Comentários:

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.