Coloca as pernas ao alto 20 minutos por dia… O que acontece é inesperado! Mas muito benéfico!

Este exercício de colocar as pernas ao alto vai melhorar em muito a tua vida.

Na sociedade moderna, as pessoas estão acostumadas a viver num ritmo acelerando, com várias tarefas para fazer por dia. Por isso, exercícios físicos eficientes que não requerem grandes esforços e não tomam muito tempo são tão valorizados. Um deles, por exemplo, pode ser feito em apenas 20 minutos por dia, evitando a sensação de fadiga e melhorando a nossa saúde.

Neste artigo revelamos a essência desse exercício e explicamos como tirar dele o máximo de benefícios.

Pernas para cima do jeito certo

  1. Encontra um lugar confortável perto de uma parede e coloca uma almofada abaixo da cintura.
  2. Levanta as pernas e estende-as ao longo da parede. Os braços devem permanecer relaxados, paralelos ao corpo.
  3. Permanece na posição durante 15-20 minutos.

Importante! A roupa não pode impedir a circulação normal do sangue. Prefire peças confortáveis e soltas, sem elásticos na cintura nem nos tornozelos.

Obviamente, ficar imóvel nesta posição durante 20 minutos dificilmente poderia ser considerado um “exercício clássico”. Afinal, lembra mais uma postura de ioga ou técnica de relaxamento. Mas não é à toa que esta postura garante grandes benefícios ao sistema circulatório.

A única contra-indicação é para pessoas que sofreram traumas recentes e crónicos nas pernas ou costas. Além disso, pessoas que estão iniciando a prática costumam cometer alguns erros: ficam afastadas demais da parede ou então muito juntas a ela. Outro equívoco clássico é colocar uma almofada sob o pescoço. Isso provoca uma tensão muscular que prejudica o correto alinhamento das áreas da coluna vertebral.

Caso te dediques e realizes estes exercícios constantemente, não demorarás muito para começares a sentir uma série de mudanças para melhor em todo o corpo.

1. Dis adeus à desagradável sensação de peso nas pernas

Inchaço e peso nas pernas são sempre associados a transtornos circulatórios. Entre as razões para isso, podemos citar o funcionamento inadequado do coração ou dos rins, excesso de peso ou alimentação incorrecta.

Claro que, antes de tudo, é necessário eliminares a causa do edema e determinar qual o tratamento. Mas este exercício pode ser um excelente acompanhamento para a terapia, pois levantar as pernas ajuda a manter a normalidade da circulação sanguínea.

2. O cansaço provocado pelo uso de saltos altos desaparece

Ninguém discute a beleza dos saltos altos. No entanto, o hábito de usar constantemente apenas este tipo de calçados actua contra a saúde: por conta da distribuição incorrecta do peso sobre os músculos, as mulheres frequentemente vivenciam a sensação de dor e peso nas pernas.

Depois de um dia inteiro com saltos altos, será muito bom deitar-se com as pernas levantadas. Ao chegares a casa, tira os sapatos, levanta as pernas na parede e relaxa.

O segredo está no facto de que, ao final do dia, nossas pernas sofrem de uma severa exaustão. Portanto, elas precisam de descanso, mudanças na posição do corpo e ajustes no fluxo circulatório através das veias.

Além do exercício, podes te submeter a uma massagem e curtir um banho de contraste.

3. Melhora a digestão

Deitar-te com as pernas levantadas melhora o funcionamento intestinal. Devido à libertação do excesso de sangue das pernas, o fluxo sanguíneo para os órgãos internos aumenta, incrementando o bónus dos músculos lisos, dos quais dependem os movimentos peristálticos do intestino (contracções da musculatura necessárias para “empurrar” a comida digerida). Ao mesmo tempo, o aumento da circulação melhora o funcionamento das glândulas digestivas.

Se não fores preguiçoso e fizeres este exercício constantemente, isso levará a uma absorção mais completa de todos os nutrientes benéficos que entram no corpo através dos alimentos.

4. A tensão do sistema nervoso é reduzida

Nesta posição, relaxamos e respiramos mais. Os tecidos ficam saturados de oxigénio e o sangue começa a circular melhor pelos vasos, garantido a nutrição de todos os órgãos.

Isso, por sua vez, tem um efeito benéfico sobre o estado do sistema nervoso, permitindo o alívio da tensão muscular nas têmporas, pescoço e abdômen.

5. O sono fica melhor e mais profundo

As insónias são frequentemente provocadas por sensações desagradáveis nas extremidades (formigeiro ou sensação de queimar, por exemplo). Manter as pernas levantadas regularmente poderá deixar-te longe de todos esses problemas. Além disso, graças à respiração adequada e à melhora da circulação sanguínea, o cérebro é mais bem oxigenado, o que favorece uma melhoria do sono.

Ficar nessa posição pode até ser comparado a um tipo de meditação, quando nos esquecemos de tudo que é supérfluo, enquanto corpo e mente ficam mergulhados numa completa tranquilidade.

Estas pronta para começares hoje mesmo?

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