Como é tão fácil fazer um delicioso pão caseiro em casa! Aprende já!

pub

Farto de comprar pão no supermercado que ao outro dia já não consegue comer, aprenda a fazer pão caseiro em casa.

Ingredientes

  • 1,5 kg de farinha para pão
  • 2 saquetas de fermipan, ou outro fermento padeiro do mesmo tipo
  • 1, 2 lt de água ( mais ao menos, depende das farinhas, umas absorvem mais do que outras)
  • 1 colher de chá de sal, ( isto pode ser a olho, e depende do gosto)

Modo de preparação

Num alguidar grande deita-se a farinha, e mistura-se com o sal, a seguir juntam-se as saquetas do fermento, mistura-se.

Aquece-se a água, não a ferver, mas entre morna e quente, abre-se uma cavidade no centro da farinha e despeja-se a água.

Com as pontas dos dedos,mistura-se a farinha com a água, fica grudenta parecendo com grumos, não faz mal é mesmo assim,passa-se a mão em volta das paredes do alguidar e envolve-se para dentro a farinha.

Se se vir que está ainda um pouco seca, vai-se pondo mais água morna, a massa fica com um aspecto húmido e peganhento mas é mesmo assim, Esta operação da mistura,( nada de amassar..) demora uns 8 minutos,depende do jeito.

Depois de misturada , tapa-se a massa com um pano limpo, e por cima outro pano forte que “abafe” bem o alguidar ( eu uso uma toalha felpuda grossa).

E tenho um “truque” para levedar depressa.

Antes de começar a fazer o pão, ligo o forno no maximo por cerca de 5 minutos, e depois apago-o (o tempo de misturar os ingredientes) e depois do alguidar “embrulhado” ponho-o no forno ( com ele já apagado) e fica lá no quentinho a crescer por cerca de uma hora.

Depois desse tempo, ou assim que a massa tiver crescido cerca do dobro, tira-se do forno.
Ligando então o forno a cerca de 180 graus, para ir aquecendo.

Polvilha-se um tabuleiro com farinha, e com as mãos enfarinhadas, passam-se em volta das paredes do alguidar para descolar a massa, com uma faca corta-se metade da massa, que se tira , do alguidar para uma superfície enfarinhada onde se dá um jeitinho na forma do pão e põe-se no tabuleiro, faz-se o mesmo há outra porção de massa, e põem -se os pães no tabuleiro, enfarinhando a superfície dos mesmos.

Depois vão ao forno por cerca de 25 a 30  minutos a cerca de 180 º, convém verificar.Para saber se está cozido, bate-se no pão como quando se bate há porta e se ele fizer um som oco  “Toc” , está cozido.

Partilha com as tuas amigas:

Relacionados:

Comentários: