Como tingir roupa preta que desmanchou ou desbotou!

pub

Sabia que é possível tingir roupa preta que manchou ou desbotou? Seja pela forma errada de lavar ou até mesmo pela quantidade de vezes que usa, a roupa preta pode se desgastar com facilidade. Dessa forma, não é difícil de se identificar aparência desbotada ou com manchas aparentes.

Porém, antes de sair por aí se lamentando por ter perdido a sua peça de roupa favorita, preste atenção como a pode salvar. A partir da utilização de uma técnica simples e mais dicas, a sua peça preta vai ficar novinha outra vez.

Basta você prestar bem atenção no passo a passo que será ensinado a partir de agora. Ah! Vale destacar que todas essas dicas podem ser aplicadas com qualquer peça de roupa preta, desde que o tecido não seja delicado demais.

De acordo com a especialista em organização e decoração, Bebel Marrey Ferreira no seu site BBEL – Um Estilo de Vida, quando a peça for delicada é bom ter um pouco mais de cuidado com ela. “Se a sua peça for muito querida ou delicada procure um tintureiro profissional”, afirma.

Como tingir a roupa preta

Antes de passar a receita para tingir a sua roupa, é bom que saiba que existem diferentes formas de tingir as peças de roupa que estão manchadas ou desbotadas. As mais comuns são os métodos com a utilização de água quente e fria.

Quando o assunto se refere ao tingimento de roupas, você vai precisar de corante em pó. Esse produto pode ser facilmente encontrados em lojas de armarinho ou até supermercado, dependendo da variedade que este apresente.

Essas tintas podem ser encontradas em variadas cores. Já em relação ao valor, os corantes em pó são bem acessíveis. No mais, os demais produtos estão disponíveis na sua própria cozinha.

Tingindo a roupa preta com água fria

Separe a quantidade de água recomendada no corante preto que você está utilizando. Geralmente ela vai de 2 a 4 litros. Coloque a água para ferver e acrescente o corante, mexa um pouco e adicione 100 ml de vinagre branco de cozinha.

Pegue a peça que deseja tingir e umedeça toda ela. Logo em seguida, coloque-a na panela que você dissolveu o corante. Deixe de molho por uma hora. Passado esse tempo, enxágue a peça normalmente.

A utilização do vinagre faz o papel do fixador, evitando que a tinta solte. Quando você for enxaguar, a recomendação é que vá repetindo o processo até que a peça pare de soltar tinta. Ao fim, basta colocar a peça para secar em um local com sombra.

Tingindo a roupa preta com água quente

Para tingir a peça preta com água quente, você vai precisar de um caldeirão grande. Coloque a quantidade de água para ferver de acordo com as especificações da embalagem do corante que você está utilizando.

Caso o corante não traga essa especificação, você pode utilizar dois litros de água para cada 100 gramas de tecido. Antes da água ferver, quando atingir cerca de 40°, dissolva o corante.

Passe ferro na roupa antes de seguir com o processo de tingimento. Com cuidado, coloque a peça de roupa no caldeirão e vá mexendo de vez em quando, por cerca de uma hora.

Passado esse tempo, desligue o fogo e adicione 100ml de vinagre branco e uma colher (de sopa) de sal para cada embalagem de corante que você utilizar. Deixe a peça de molho na mesma água do tingimento até que ela arrefeça por completo.

Para finalizar o processo, basta enxaguar bem a peça. Nesse ponto, vale a recomendação da receita anterior, de enxaguar até que a peça pare de soltar tinta.

Preparação

Para que o resultado do seu tingimento seja satisfatório é necessário que você tome alguns cuidados. O primeiro deles diz respeito a sua segurança. Por isso, não descarte a utilização de luvas de borracha quando for tingir uma peça.

Use um avental, pois alguns respingos da tinta podem danificar a roupa que você está usando. Para tingir roupas, é aconselhável reservar utensílios apenas para essa prática, já que panelas e colheres são danificadas pela própria tinta.

Antes de iniciar o processo, preste bastante atenção as recomendações do fabricante do corante. Isso vai garantir que o resultado do tingimento seja uniforme e fique dentro dos padrões que você espera.

“Se quiser que ela fique mais clara adicione menos corante em vez de diminuir o tempo do banho de tingimento. Este tempo deve ser sempre de 30 minutos”, informa a especialista Bebel Marrey Ferreira.

Quais são os melhores tecidos para o tingimento

Para não danificar a sua peça de roupa, a forma mais simples de proceder, antes de aplicar as técnicas de tingimento, é prestar atenção no tipo de tecido que a sua roupa é confeccionada.

Na maioria dos caso, os tecidos de algodão ou de materiais 100% naturais são mais fáceis de tingir. Isso acontece porque as fibras possibilitam que a tinta fixe com facilidade. Dessa forma, a possibilidade de manchas é bastante reduzida.

Tome cuidado com os tecidos mistos e os de fibra sintética. Eles têm maior probabilidade de não apresentar bom resultado. Quanto as peças de tecidos de outras cores, desde que o preto se sobressaia, não haverá problema.

Já em relação aos tecidos estampados, desista! Eles não vão ficar bonitos quando tingidos. “O resultado do tingimento depende do tipo de fibra da roupa. O importante é pensar que tingir nunca é garantia de que a peça vai ficar maravilhosa, mas é uma tentativa”, completa Bebel.

Partilha com as tuas amigas:

PUB

Outras Dicas:

Comentários:

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.