Dicas bastante eficazes para uma pele mais jovem e saudável!

Como toda a gente sabe, ou pelo menos deveria, a pele é o maior órgão do nosso organismo e também o mais exposto. Uma pele mal tratada envelhece muito mais rapidamente e perde aquele brilho, pelo que saber cuidá-la é realmente essencial. Por isso podes ver aqui 5 dicas simples para conseguires manter uma pele mais bonita e saudável.

Girl receiving cosmetic pink facial mask

1 – Apostar na exfoliação

A exfoliação é um passo fundamental para manter a pele bonita. Esta prática favorece a renovação da pele removendo as células envelhecidas. Os exfoliantes também facilitam a penetração de cremes hidratantes e diminuem as manchas na pele. Fazer exfoliação antes da depilação ajuda na remoção dos pêlos mais difíceis. Outro ponto importante, é o facto desta prática estimular a produção de colagénio.Para ter um resultado mais eficaz, convém fazer a exfolição após o banho, uma vez que os poros da pele estão mais dilatados devido ao vapor de água. Para remover as células mortas pode usar uma luva de corda, uma escova de pêlo suave ou emulsões granuladas (poderá mesmo fazer o seu próprio exfoliante em casa, misturando mel e açucar).

2 – Hidratar a pele

A pele tenta, de forma natural, reter a hidratação necessária para que possa exercer as suas funções. No entanto, há fatores que podem influenciar essa capacidade, como o clima (vento, sol, frio, entre outros), substâncias químicas (sabões e detergentes ou ambientes com fumo) e doenças dermatológicas, entre outros. Para garantir uma hidratação eficaz é importante beber bastante água, evitar água muito quente no banho (exponha a pele a água fria sempre que possível), evitar a utilização recorrente de sabonete ou gel de duche nas zonas mais secas, usar sempre protetor solar e um creme hidratante adequado ao tipo de pele. Para permitir que a pele respire e absorva os hidratantes, é também importante retirar sempre a maquilhagem antes de dormir.

3 – Desintoxique o seu corpo

Muitas vezes, o nosso corpo não consegue eliminar as toxinas de forma eficaz, tornando-se útil usar técnicas de desintoxicação (sobretudo depois de excessos como no caso de festas ou saídas à noite). Nestes dias é aconselhável: – Beber água para expulsar mais rapidamente as toxinas na urina; – Cortar no açúcar e no álcool (pelo menos cinco dias); – Comer frutas e legumes frescos e fugir da ‘junk food’; – Evitar comidas que contenham muito sal, uma vez que este provoca retenção de líquidos.

4 – Ingerir vitamina B, D e C

A vitamina C é fundamental para que a pele se torne mais luminosa, ajudando também na proteção contra os raios ultra-violeta. A vitamina B aumenta o fluxo de sangue para as células e tem a capacidade de retardar sinais de envelhecimento. Por outro lado, a falta de vitamina D pode fazer com que a pele pareça pálida e se torne mais vulnerável ao factores ambientais. Em suplementos (de preferência da farmácia onde são mais baratos) ou através da alimentação, reforce estas vitaminas.

5 – Sono de beleza

Uma boa noite de sono, além de eliminar o cansaço e ajudar a repor energias, também faz bem à pele: é durante o sono que ocorre o pico de produção da hormona do crescimento, sendo este um elemento crucial para a renovação das células.

Se gostaste destas dicas, partilha com as tuas amigas!

Partilha com as tuas amigas:

Comentários: