Esta jornalista deixou de usar champô… O que lhe aconteceu ao cabelo… Deixou todos surpreendidos!

Esta jornalista resolveu deixar de usar champô… E começou a usar uma receita caseira… O que lhe aconteceu ao cabelo deixou toda a gente de boca aberta e a querer fazer o mesmo!

Uma jornalista brasileira, Letícia González, resolveu deixar de usar champô, e deu um depoimento sobre os resultados e adaptações e decidiu dividir a experiência com o site da Revista Marie Claire.

deixou_usar_champo_1

“No mês de agosto passado decidi lavar meu cabelo sem champô. Porquê? Bem, ele não estava bonito como já havia sido e a ideia de ter menos derivados de petróleo no corpo não soava mal. Além disso, a avalanche de lançamentos de champô, pré-champô e pós-champô a que assistia em primeira mão deixava-me atordoava. Eu lembrava-me do bom e velho Aquamarine da infância e me perguntava como tínhamos chegado a essa complexidade de demanda. Então, quando começei a ver relatos de blogueiras anglo-saxãs usando apenas bicarbonato de sódio e vinagre, sem o problema de o cabelo “acostumar”, uma promessa de simplicidade se cristalizou.

deixou_usar_champo_2

Depois de testar tanta coisa da indústria cosmética, provar algo da alimentícia parecia banal. Durante 45 dias, segui um passo a passo dito pela inglesa Lucy Aitken Read, PhD em absolutamente nada, mas dedicada a criar métodos caseiros de cuidados pessoais.

A ideia de Lucy é que precisa passar por uma transição, às vezes pegajosa, para limpar a cabeça de anos do acumular de produtos químicos.

Se tudo der certo, o couro cabeludo fica no comando e passa a regular a oleosidade dos fios, que ficam leves, soltos e muito mais brilhantes que antes.

deixou_usar_champo_3

O Passo a Passo

Para começar, o bicarbonato. Vai para baixo do chuveiro, molha bastante o cabelo e, ao invés do champô, aplica sobre a cabeça uma colher de bicarbonato de sódio diluído num copio de água. Não vai fazer espuma. Depois de uns minutos, passa o cabelo por água. O pó vai embora com a água e os fios ficam com aquela textura de recém-lavados, quase ásperos.

deixou_usar_champo_4

Então vem o vinagre de maçã. Dilui um pouco em água (umas duas colheres para o mesmo copo de água) e despeja do comprimento até as pontas. Nessa hora, parece magia, mas é só química de pH: as escamas dos fios se fecham e a mão desliza pelas madeixas como num anúncio publicitário de televisão.

Quando o cabelo seca, o cheiro de vinagre desaparece por completo.

Quatro meses depois, continuo usando o duo bicarbonato e vinagre uma vez por semana. Antes lavava todos os dias. De vez em quando, completo com chá preto para manter o tom escuro, pois a dupla pode ser levemente clareadora.

Também comecei a usar uma receita de champô seco de Lucy misturando polvilho doce, cacau em pó e umas poucas gotas de óleo essencial de lavanda. Aplico com um pincel de blush e considero, de longe, o melhor que já usei na vida: dá um volume incrível e tira toda a oleosidade da raiz sem pesar no fim do dia. o meu cabelo tem vindo a melhorar cada vez mais. E a promessa de simplicidade cumpriu-se.”

Fonte: saudecuriosa.com.br
Partilha com as tuas amigas:

Comentários: