Esta jornalista resolveu deixar de usar champô… E começou a usar uma receita caseira… O que lhe aconteceu ao cabelo deixou toda a gente de boca aberta e a querer fazer o mesmo!
Uma jornalista brasileira, Letícia González, resolveu deixar de usar champô, e deu um depoimento sobre os resultados e adaptações e decidiu dividir a experiência com o site da Revista Marie Claire.
“No mês de agosto passado decidi lavar meu cabelo sem champô. Porquê? Bem, ele não estava bonito como já havia sido e a ideia de ter menos derivados de petróleo no corpo não soava mal. Além disso, a avalanche de lançamentos de champô, pré-champô e pós-champô a que assistia em primeira mão deixava-me atordoava. Eu lembrava-me do bom e velho Aquamarine da infância e me perguntava como tínhamos chegado a essa complexidade de demanda. Então, quando começei a ver relatos de blogueiras anglo-saxãs usando apenas bicarbonato de sódio e vinagre, sem o problema de o cabelo “acostumar”, uma promessa de simplicidade se cristalizou.
Depois de testar tanta coisa da indústria cosmética, provar algo da alimentícia parecia banal. Durante 45 dias, segui um passo a passo dito pela inglesa Lucy Aitken Read, PhD em absolutamente nada, mas dedicada a criar métodos caseiros de cuidados pessoais.
A ideia de Lucy é que precisa passar por uma transição, às vezes pegajosa, para limpar a cabeça de anos do acumular de produtos químicos.
Se tudo der certo, o couro cabeludo fica no comando e passa a regular a oleosidade dos fios, que ficam leves, soltos e muito mais brilhantes que antes.
O Passo a Passo
Para começar, o bicarbonato. Vai para baixo do chuveiro, molha bastante o cabelo e, ao invés do champô, aplica sobre a cabeça uma colher de bicarbonato de sódio diluído num copio de água. Não vai fazer espuma. Depois de uns minutos, passa o cabelo por água. O pó vai embora com a água e os fios ficam com aquela textura de recém-lavados, quase ásperos.
Então vem o vinagre de maçã. Dilui um pouco em água (umas duas colheres para o mesmo copo de água) e despeja do comprimento até as pontas. Nessa hora, parece magia, mas é só química de pH: as escamas dos fios se fecham e a mão desliza pelas madeixas como num anúncio publicitário de televisão.
Quando o cabelo seca, o cheiro de vinagre desaparece por completo.
Quatro meses depois, continuo usando o duo bicarbonato e vinagre uma vez por semana. Antes lavava todos os dias. De vez em quando, completo com chá preto para manter o tom escuro, pois a dupla pode ser levemente clareadora.
Também comecei a usar uma receita de champô seco de Lucy misturando polvilho doce, cacau em pó e umas poucas gotas de óleo essencial de lavanda. Aplico com um pincel de blush e considero, de longe, o melhor que já usei na vida: dá um volume incrível e tira toda a oleosidade da raiz sem pesar no fim do dia. o meu cabelo tem vindo a melhorar cada vez mais. E a promessa de simplicidade cumpriu-se.”
Fonte: saudecuriosa.com.br
Partilha com as tuas amigas:
PUB
Outras Dicas:
A verdadeira receita dos famosos Pasteis de Nata de Belém! Ficam deliciosos!
Para que os vizinhos idosos não sejam expostos ao coronavírus, esta mulher vai às compras para eles
Maquilhador albanês transforma qualquer noiva numa verdadeira princesa
12 Truques geniais que todas as mulheres deviam saber urgentemente!
Gostava de experimentar, pois meu cabelo é fraco e sempre pensei que os champô não fazem nada bem ai cabelo por terem produtos químicos. Compreendi as duas primeiras partes da receita. Na terceira não entendi o que é champô seco de Lucy misturando polvilho doce, cacau em pó e umas poucas gotas de óleo essencial de lavanda.
Gostaria de ter uma resposta. Obrigada