Estes pequenos hábitos impedem-nos de emagrecer

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a obesidade no mundo quase triplicou nos últimos 40 anos.

Perder peso pode ser muito difícil: as pessoas tentam seguir dietas diferentes, fazer exercícios extenuantes, contar calorias, entre outras coisas. No entanto, existem certos hábitos que a maioria de nós pratica diariamente e que dificultam nossos esforços para perder os quilos extras.

Reuni-mos 8 hábitos que nos impedem de emagrecer. Aliás, alguns deles, em vez de fazer com que percamos peso, fazem com que ganhemos alguns quilos extras! Saiba quais são esses hábitos para se livrar deles para sempre!

Lembra-te de procurares sempre a ajuda de um especialista, antes de iniciares uma mudança alimentar!

1. Saltar o pequeno almoço

Pesquisadores confirmaram que as pessoas que tomam o pequeno almoço tendem a ganhar menos peso do que aquelas que saltam essa refeição. O estudo examinou 350 adultos, e aqueles que tomaram café da manhã todos os dias tinham cinturas menores em comparação com aqueles que não incluíram esta refeição em seus horários diários. É bastante lógico que, ao não tomares o pequeno almoço, estejas faminto na hora do almoço e comas muito mais do que deverias.

2. Não beber água o suficiente

Beber água ajuda a queimar mais calorias e beneficia na perda de peso. Um estudo com mulheres obesas examinou o impacto do aumento na ingestão de líquidos em seu corpo, e os resultados mostraram que beber mais de um litro de água por dia produziu uma perda de peso de até 2 quilos em um ano. Então, da próxima vez que pensares em beber algo, escolhe um copo de água potável.

3. Comer tarde a noite

Estudos confirmam que é melhor evitares refeições tardias, a menos que queiras aumentar alguns quilos. Se o alimento for consumido tarde a noite ou de madrugada, o corpo armazenará essas calorias como gordura, em vez de as queimar. Um lanche leve nesses horários será bom, mas tenta ficar longe do frigorífico, antes de ires para a cama.

4. Não dormir o suficiente

Privar-te do sono pode afectar o teu peso. Quando estás cansado, tendes a saltar o exercício e a escolheres lanches ricos em carboidratos. Para além de não te exercitares e de te alimentares mal, a falta de sono pode retardar o teu metabolismo. Tenta dormir ao menos 7 horas todos os dias.

5. Consumir alimentos sem gordura

Pode parecer paradoxal, mas aderir a uma dieta livre de gordura pode levar a um ganho de peso. Eliminar esse componente dos alimentos nos deixa mais famintos e nos força a comer demais. Além disso, a eliminação de gorduras dos produtos nos impede de absorver cálcio e as vitaminas A e D.

6. Distrair-se enquanto come

Procura te alimentares sem assistires às tuas séries favoritas ou navegares pelas redes sociais. A distracção durante as refeições faz-te ingerir mais alimentos, dizem os pesquisadores. Por outro lado, prestar atenção à tua refeição permitirá que aproveite mais os alimentos e tenha um melhor controle sobre a quantidade da comida consumida.

7. Consumo excessivo de álcool

A próxima vez que fores tomar uma cerveja, pensa duas vezes. O consumo dessa bebida provoca excesso de gordura abdominal e beber álcool de qualquer tipo faz ganhar peso. Tenta fazer menos “happy hours” se realmente te importas com a tua saúde.

8. Ficar sentado no escritório o dia todo

Os estudos confirmam que existe uma correlação entre o tempo que a pessoa passa sentada e a obesidade. É por isso que é recomendado tentares te movimentar a cada 60 ou 90 minutos, e é bom definires um temporizador para te lembrares de quando deves te levantar. Procura fazer exercícios na cadeira ou caminha um pouco, mesmo que seja apenas para visitares um colega que trabalha no outro andar. Adiciona algum movimento ao teu dia!


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