Muitas pessoas ainda não provaram, mas depois de experimentarem esta delícia, vão ver como é possível comer bem e com qualidade, de forma bem saudável.
O Couscous – ou Cuscuz – é um prato árabe originário do Magrebe, que consiste num preparado de sêmola de cereais, trigo maioritariamente. Tradicionalmente é amassado à mão, com um pouco de água, até se transformar em pequenos grãos que posteriormente são cozidos a vapor. Serve-se acompanhado de um guisado de carne, peixe ou vegetais.
Em Portugal, no século XVI o cuscuz fazia parte da ementa diária, partilhando a mesa com o arroz e outros cereais. Para além de vários escritos da época, o cuscuz é ainda referido numa peça de Gil Vicente. Na mesma altura, os portugueses começam a colonizar o Brasil e descobrem que os indígenas tinham um tipo de preparação semelhante – mas usando os frutos da terra: a mandioca, o milho, o coco e outros.
Trouxe a receita de um Couscous vegetariano, delicioso, para integrar na sua dieta vegetariana ou simplesmente para fazer uma pausa do consumo de carne.
Ingredientes:
-
500 g de couscous (cozido)
-
2 courgettes
-
2 cenouras
-
1 pimento
-
1 cebola
-
1 limão (sumo)
-
Passas de uva (50 grms)
-
Mel (1 colher de sopa)
-
Cominhos
-
Alho
-
Canela (1 pau)
-
Salsa ou Coentros
Comece por iniciar um refogado com azeite, colocando cominhos (q.b.), o pau de canela, assim como a cebola às rodelas, o alho picado, a cenoura às rodelas, o pimento em tiras finas, as courgettes às rodelas e uma pitada de sal (q.b.). Após refogar coloque as passas de uva, meio copo de água e deixe cozinhar por alguns minutos.
Posteriormente introduza o mel, o sumo de limão e polvilhe com salsa picada (ou coentros). Misture o Couscous previamente cozido numa taça e está pronto! Para finalizar coloque um pouco mais de salsa picada (ou coentros) e cominhos sobre o prato e sirva!
Bom apetite!
Partilha com as tuas amigas:
PUB
Outras Dicas:
Como parar de absorver a energia negativa das outras pessoas! Vai sentir-se bem melhor!
3 Regras de ouro para transformar um pedaço de carne económico em carne de primeira!
Tarte de maça cremosa! Depois de provares esta delícia não vais querer outra coisa!
Pataniscas de Feijão Verde - impossível comer só uma