Mau cheiro nos sapatos? Aprende a resolver o problema com estas 7 dicas geniais!

Muitas vezes o interior de alguns calçados retém o suor com maior intensidade, gerando um odor difícil de suavizar. Mas, não te preocupes, porque existem alguns truques bem simples que serão de grande ajuda.

Só precisas de produtos comuns do dia a dia que tens por casa e aprenderes neste artigo como utilizá-los!

shutterstock_102529439

1. O bicarbonato de sódio

Infalível. Este elemento químico natural tem a capacidade de absorver manchas, odores e humidade, e por isso é frequentemente utilizado para eliminar o mau cheiro nos sapatos.

E como usá-lo?

  • Muito fácil, basta colocares uma colher de sopa de bicarbonato em cada sapato, nas palmilhas.

  • Espalha-o bem e deixa que atue no sapato por toda a noite. Pela manhã será possível notar a melhoria.

2. O truque do talco

  • O talco atua da mesma forma que o bicarbonato de sódio. Tem a capacidade de absorver a humidade e com isso, minimiza o mau cheiro.

Neste caso tens duas opções: podes pôr um pouco de talco em cada sapato e deixar atuar durante a noite para removê-lo de manhã ou, o que também é eficaz e fácil de fazer, aplicar o talco no pé para eliminar a sudoração. Será muito útil e efetivo.

3. Truque para eliminar bactérias

  • Este truque é curioso e muito efetivo. Para isso será preciso ter em casa um pouco de sálvia e lavanda. São duas plantas que eliminam muito bem os odores.

  • Se as tiveres, basta colocares em cada sapato algumas folhinhas de sálvia e uns raminhos de lavanda. Depois, deixa os sapatos receberem ar fresco para eliminar as bactérias. Pela manhã terás os teus sapatos mais do que prontos!

4. Laranja, limão ou toranja

  • Outro remédio muito simples. Nunca deites fora a casca do limão ou da laranja, e muito menos da toranja.

  • São muito práticas para eliminar o mau cheiro dos sapatos, nesse caso e como sempre, bastará colocares as cascas dentro dos sapatos durante a noite. Sem dúvidas um truque seguro.

5. Óleo essencial de árvore do chá

  • Entre os óleos essenciais com propriedades desinfectantes o da árvore de chá é, sem dúvidas, o mais eficaz. Pode ser encontrado em lojas de produtos naturais ou perfumarias. Não é caro e pode servir tanto para eliminar o mau cheiro dos sapatos quanto para preparar géis para as mãos. O que faremos é deixar algumas gotas pingarem nas palmilhas dos sapatos duas vezes por semana, assim tiramos o odor e eliminamos as bactérias. Muito fácil.

6. Procura a verdadeira causa do mau cheiro

  • Sabemos que o mau cheiro nos sapatos deve-se ao suor dos pés, porém, também é evidente que alguns sapatos fedem mais do que outros. Talvez isso se deva ao fato de que há palmilhas que absorvem mais o suor e outras que o retém, favorecendo o surgimento de bactérias. É um risco que não vale a pena correr.

  • Ao notar que o mau cheiro não sai facilmente, podes mudar regularmente as palmilhas do sapato, mas se isso não for possível, podes optar por usar palmilhas especiais que protegem do mau cheiro e das bactérias. Considera que o mau cheiro a longo prazo pode trazer problemas nos pés, por isso é necessário manter uma boa higiene.

7. Como manter uma boa higiene nos sapatos

  • Tenta não usar sapatos fechados todos os dias. É mau para a saúde dos pés e favorece o mau cheiro.

  • Quando chegares em casa, muda de sapatos e deixa os que usaste durante o dia a arejar.

  • Não importa se o sapato é de boa ou média qualidade, todos absorvem o mau cheiro. Por isso devemos manter uma boa limpeza dos mesmos.

  • Escová-los todos os dias, principalmente limpá-los por dentro utilizando um pano húmido com o mesmo produto que costumas limpar as roupas.

  • Esfrega bem, eliminando manchas de humidade.

Se costumas sofrer de sudoração excessiva na sola do pé, seria adequado seguires a dica que ensinamos anteriormente: aplica talco. É um remédio simples que servirá muito para o dia a dia.

Fonte: melhorcomsaude
Partilha com as tuas amigas:

Mais dicas:

Comentários: