Mulheres precisam de dormir mais que os homens porque o cérebro delas trabalha mais que o deles! Revelou estudo!

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Certamente já ouviste falar que as mulheres precisam dormir mais tempo do que os homens. E é verdade! A ciência provou isso!

Essa afirmação é resultado de uma pesquisa na qual a ciência provou que as mulheres têm a actividade cerebral mais complexa, o que subentende que elas precisam dar mais atenção ao sono.

Quem explica bem isso é o professor Jim Horne, diretor do Centro de Pesquisa do Sono da Universidade Loughborough.

Segundo ele, uma noite mal dormida é mau para todas as pessoas. Mas, para as mulheres especificamente, causa stresse psicológico e o aumento de sentimentos ruins, como depressão e raiva.

Durante o sono profundo, o cérebro tem a oportunidade de se recuperar do desgaste diário, o que é indispensável para renovar a memória, os pensamentos e a linguagem.

A lógica é simples: quanto mais usamos o cérebro durante o dia, mais tempo precisamos descansar.

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No caso das mulheres, que costumam realizar várias tarefas diferentes ao mesmo tempo, sem dúvida, o sono é uma necessidade maior.

Isso não quer dizer que os homens não precisem de mais tempo de sono.

Quando um homem usa muito o esforço mental, toma bastantes decisões e passa a maior parte do tempo a realizar trabalhos complexos, com certeza ele precisa dormir mais do que a média masculina exige.

Porém provavelmente não necessitará tanto quanto uma mulher.

O que acontece é que o cérebro feminino é diferente, pois é submetido a diversas atividades, e exige pelo menos 20 minutos a mais de descanso.

Ou seja, dormir 8h nem sempre será suficiente para elas.

Infelizmente, nem todas as pessoas do mundo têm tempo e qualidade de sono, principalmente quem mora em cidades grandes.

Se tem dificuldades para dormir, veja as orientações que trouxe:

  • Tenha uma rotina de sono

Isso ajuda o cérebro a entender a hora a que deve dormir e relaxar previamente.

  • Evite alimentos estimulantes, principalmente perto da hora de dormir

Estou a falar de café, chocolate e alimentos açucarados, pois eles, ao invés de relaxar, despertam o corpo.

  • Faça meditação e/ou ioga

Estas atividades ajudam a combater a insónia, ansiedade e stresse.

  • Garanta a melatonina

Os especialistas afirmam que ela ajuda a dormir melhor e contribui para a nossa saúde.

Pode adquirir a dose diária dessa substância a dormir bem à noite, num local escuro, ou a tomar um suplemento. Mas neste caso o seu médico deve prescrever a dosagem da suplementação.

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