Nas últimas décadas, as doenças cardiovasculares têm vindo a diminuir. Mas infelizmente ainda existem muitas pessoas que morrem devido a problemas como um acidente vascular cerebral (AVC), e as mulheres são as mais afetadas. Isso porque elas costumam sentir sinais diferentes dos homens e não se apercebem da gravidade da situação, acabando por não serem tratadas a tempo.
A maioria dos AVC podem ser evitados, por isso é importante que aprenda a reconhecer os sintomas. Saiba quais são e nunca os ignore!
Acidente vascular cerebral (AVC)
Muitas vezes ouvimos dizer que alguém sofreu um acidente vascular cerebral, mas a maioria das pessoas não sabe o que ele é ao certo. Um AVC ocorre quando existem problemas no fluxo sanguíneo do cérebro, devido, por exemplo, a coágulos e hemorragias. Quando o fluxo de sangue em uma parte do cérebro é interrompido, as células cerebrais ficam privadas de oxigénio e começam a morrer.
Sinais e sintomas
Os sintomas mais comuns para mulheres e homens são:
- Dormência ou paralisia do rosto, braços e pernas.
- Confusão.
- Problemas de visão e fala.
- Fraqueza e tonturas.
- Fortes dores de cabeça sem causas conhecidas.
Existem mais 55 mil mulheres do que homens a terem acidentes vasculares cerebrais. Isso quer dizer que existe um risco maior das mulheres morrerem com AVC.
Fatores de risco específicos para as mulheres:
- Começarem a menstruar antes dos 10 anos de idade.
- Começarem a menopausa antes dos 45 anos.
- Baixos níveis do hormônio DHEA (desidroepiandrosterona).
- Uso de contracetivos hormonais.
Existe uma razão pela qual mais mulheres morrem de AVC do que os homens. Existem sintomas únicos para mulheres, e muitas pessoas não sabem. A maioria delas morre de acidente vascular cerebral por não procurarem ajuda, e por falta de conhecimento dos sintomas.
Também é mais frequente nas mulheres o que chamamos de “acidente vascular cerebral silencioso”. É um pequeno AVC que não é descoberto, mas geralmente resulta em um AVC seguinte muito maior.
Sintomas de um acidente vascular cerebral nas mulheres:
- Desmaios.
- Dificuldades em respirar.
- Depressão.
- Alucinações.
- Náuseas ou vómitos.
- Dores.
- Convulsões.
- Soluços.
Evitar um acidente vascular cerebral
Existem muitas maneiras para que as mulheres possam evitar acidentes vasculares cerebrais. A maioria delas é bastante simples: tente eliminar fatores de risco na sua vida! A pressão arterial por exemplo, ocorre em 47,9% de todos os casos de AVC. Segue-se a inatividade física (35,8%), colesterol alto (26,8%), alimentos não saudáveis (23,2%), obesidade (18,6%) e tabagismo (12,4%). Os diabetes, consumo elevado de álcool e stresse também podem ser fatores de risco importantes.
Lembre-se de que existem estudos que mostram que as mulheres demoram mais do que os homens a ir ao hospital após um AVC. Se suspeita de que algo está errado, consulte um médico imediatamente. Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa, mas nada melhor do que ir ao hospital para nos certificarmos que estamos bem de saúde.
Partilhe esta informação com os sinais de alerta e fatores de risco, para que possamos salvar mais vidas no futuro.
Partilha com as tuas amigas:
PUB