O que acontece se comer 3 ovos por dia? Vais ficar surpreendida com o que faz ao teu corpo!

Se comer 3 ovos por dia os resultados no corpo são surpreendentes

Algumas organizações de saúde consideram comer ovos algo maléfico para a saúde, pois eles têm colesterol. Mas a verdade é que as quantidades de colesterol existentes no corpo não podem ser aumentadas por ingerir ovos, elas apenas são substituídas.

Os ovos trazem muitos benefícios para a saúde em geral. É muito importante comer o ovo inteiro, tanto a gema como a clara, pois a gema do ovo é rica em nutrientes, assim como cálcio e ferro, e na clara do ovo está quase metade da proteína.

Veja estes 10 motivos pelos quais deve consumir ovos com mais regularidade:

Ovos ajudam a aumentar o desempenho e performance

Os ovos podem ajudar a sentir-se mais saciado, pois possuem um grande índice de saciedade. Um ovo de tamanho médio tem 6g de proteína e outros nutrientes. Como todos sabemos o pequeno almoço é a refeição mais importante do dia, por isso recomendamos que, para seu desjejum, combine um sumo de laranja ou de frutas com um ovo e pão de baixo índice glicêmico.

Ovos podem ajudar a resolver problemas

As dores de cabeça, cansaço e irritabilidade são sintomas de falta de ferro. A gema de ovo possui ferro da forma heme, que é muito benéfico para o sistema imunológico, metabolismo de energia, e além disso, é conhecida por ser um veículo de oxigénio no sangue.

Ovos melhoram a adequação nutricional da dieta

OS ovos são uma parte essencial de uma dieta nutritiva devido ao seu conteúdo cheio de nutrientes. Um estudo mostrou que pessoas que não comem ovos pode ter falta de vitamina A, E e B12. Pessoas que consomem ovos obtêm 10-20% de ácido fólico, 20-30% de vitamina A, E e B12. Esta é outra razão da importância dos ovos.

Ovos não aumentam o colesterol no sangue

Os ovos já foram considerados como alimentos não saudáveis ​​porque contêm colesterol. No entanto, muitos estudos demonstraram que não há qualquer relação entre o consumo de ovos e doenças cardíacas coronárias. Deve também saber que os ácidos gordos saturados e trans são muito mais prejudiciais para a sua saúde do que o colesterol contido na gema de ovo. Para além disso, eles são também uma grande fonte de proteína.

Ovos podem ajudar a perder de peso

Vários estudos demonstram que começar o dia com ovos pode aumentar a saciedade em pessoas que sofrem de obesidade, e isso pode ajudar no processo de perda de peso. Considera-se que uma torrada com ovos possui um índice de saciedade 50% maior do que cereais matinais.

Ovos promovem a saúde do cérebro

A colina é um nutriente que tem a capacidade de melhorar o desenvolvimento do cérebro em fetos, recém-nascidos, e mesmo em pessoas com idade avançada. Para além disso, melhora a sua memória ao longo da vida. Os ovos são conhecidos por serem ricos em colina, que é muito benéfica durante a gravidez. Por isso, é muito importante consumir ovos, pois um único ovo pode proporcionar 28% de colina.

Ovos protegem os olhos e ajudam a prevenir cataratas

O risco de cataratas e degeneração da retina, que é a principal razão para a cegueira, pode ser reduzido por um consumo regular de espinafres, ovos, e broculos. Os ovos estão cheios de inúmeros nutrientes saudáveis ​​e antioxidantes.

Para além disso, eles estão cheios de vitaminas carotenóides (luteína e zeaxantina), que são muito importantes para a nossa visão. Essas vitaminas podem melhorar a sua visão noturna, proteger os olhos dos danos da luz solar, e reduzir o desenvolvimento de cataratas nos olhos em até 50%.

Ovos proporcionam a proteína de melhor qualidade

As proteínas são conhecidas como a parte mais essencial da nossa dieta, devido ao fato de que nosso corpo precisar delas para reparar os tecidos musculares velhos e para construir novos. E como já dissemos anteriormente, os ovos são uma grande fonte de proteína.

Para além disso, leite, peixe e carne são conhecidos como fontes excelentes de proteína, mas dentro destas, a proteína do ovo é considerada a melhor. O leite recebe nota 93, peixe e carne bovina 75, enquanto o ovo tem uma classificação de 100.

Há a mesma quantidade de proteína num ovo cozido médio do que em 30g de carne, aves ou peixe cozido. Os ovos têm a proteína de melhor qualidade, e o que é mais importante, são mais baratos em comparação com os outros.

Ovos podem ajudar a proteger os ossos

Os ovos são cheios de vitamina D, a vitamina mais importante para manter a saúde dos nossos ossos, e para a absorção de cálcio. Esta é a razão pela qual ovos são conhecidos pela sua capacidade de prevenir a osteoporose, juntamente com os produtos lácteos, que são cheios de cálcio.

Ovos promovem cabelo e unhas saudáveis

O consumo de ovos pode melhorar a saúde das suas unhas e cabelo, porque os ovos contêm aminoácidos sulfurados e uma grande quantidade de minerais e vitaminas. Muitas pessoas que incluem ovos na sua dieta, afirmam que os ovos estimulam o crescimento do seu cabelo.

Fonte: healthylifetricks / Natureba

Partilha com as tuas amigas:

Mais dicas:

Comentários: