Sabes o que querem dizer as diferentes cores do sangue menstrual? É muito importante que saibas!

pub

Já deixando de ser tabu há algum tempo, a menstruação faz parte da vida da mulher, sendo algo extremamente natural e, muitas vezes, desconfortável. Porém, é necessário para o processo evolutivo e faz parte do ciclo reprodutivo feminino.

Em média, esse ciclo dura 28 dias, período em que o útero se prepara para receber o óvulo fecundado, produzindo o endométrio. Por sua vez, o endométrio tem como função revestir a parede interna do órgão reprodutor feminino, sendo bastante vascularizado e rico em nutrientes.

Quando a fecundação não acontece, antes que o próximo ciclo aconteça, o organismo suspende a produção de alguns hormônios, elimina o óvulo que tinha sido liberado e o endométrio. Esse processo de eliminação é o que conhecemos por menstruação.

O sangue de uma menstruação saudável é o descolamento do endométrio, composta por esse tecido sangue, muco e secreções vaginais. Normalmente a cor do sangue varia de acordo com o período da menstruação, desde marrom, passando por vermelho vivo, até quase vinho.

Ele percorre um longo caminho até ser expelido, através de todo o canal vaginal, no qual se mistura com bactérias e fungos característico da região, resultando num cheiro característico, principalmente porque começa a envelhecer.

1 – Rosado

Essa cor representa um pequeno fluxo. Agora, quando essa cor permanece quando deveria sair mais sangue, pode ser um sinal de gravidez ou alterações hormonais.

2 – Vermelho

É a cor natural, principalmente no meio do período. Mas, se essa cor permanecer por mais de 8 dias é importante procurar um médico.

3 – Cor de vinho

Acontece nos dias de maior fluxo, se essa cor permanecer por muito tempo pode ser sinal de aborto involuntário ou, até mesmo, tumores.

4 – Vermelho alaranjado

Quando essa é a cor predominante durante todo o período menstrual, principalmente, se for acompanhado de um forte odor, é preciso procurar um médico o mais rápido possível. Pois pode ser um sinal de complicações na saúde e do sistema reprodutor.

5 – Castanho/Marrom

Se for só marrom, é normal e pode querer dizer que um forte fluxo acontecerá. Se for acompanhado de um tom amarelo, pode ser sinal de infecção.

6 – Fluxo muito intenso

A intensidade do fluxo depende da quantidade de hormônios produzidos no período em que o útero se preparava para receber o óvulo fecundado, produzindo o endométrio. Tanto no começo quanto no final da vida reprodutiva, o fluxo geralmente é mais intenso por conta das variações hormonais. Mulheres em idade adulta, que ainda possuem fluxo muito intenso, durante todo o período menstrual, podem apresentar quadro de anemia. Nesses casos, é importante procurar um especialista.

7 – Manchas

Podem ser sinal de gravidez ou desequilíbrio hormonal.

Partilha com as tuas amigas:

PUB

Outras Dicas:

Comentários:

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.