Muita gente não troca os lençóis da cama todas as semanas, mas devia pela sua saúde.
A maioria de nós chega do trabalho e a última coisa que queremos fazer é limpar ou arrumar nossa casa, mas a verdade é que manter nosso quarto limpo e especialmente trocar os lençóis de nossa cama é mais importante do que pode imaginar.
Dormir com lençóis sujos pode ser mais nojento do que o seu senso comum diz, pode realmente causar graves problemas de saúde que nem imagina. Aqui mostramos 5 coisas nocivas que podem acontecer se não mudar os lençóis pelo menos todas as semanas.
1. Crise de acne
Especialistas e gurus de beleza insistem na regra fundamental de remover a maquilhagem antes de ir dormir. Além de manchar os lençóis, dormir com maquilhagem faz com que cresçam bactérias nas fibras dos tecidos que levam ao aparecimento de acne. Recomenda-se que se lave o rosto e o corpo antes de ir dormir e trocar os lençóis pelo menos a cada dez dias.
2. Eczema e irritação na pele
Além de atrair bactérias lençóis sujos em contacto com a pele pode causar uma irritação cutânea. Tratar esse tipo de irritação sem consultar um médico pode propiciar uma piora na condição. Quem tem eczema deve procurar a ajuda de um médico dermatologista para que ele te indique o que deve ser feito e prescreva um tratamento correto.
3. Infecções fúngicas
Quem tem muita tendência a suar de noite deve redobrar os cuidados, já que o suor é uma das causas mais frequentes quando se fala em aparecimento de fungos. Um tipo de fungo chamado Cladosporium cresce em colchões húmidos e pode causar doenças como asma, pneumonia e infecções que podem chegar a ser graves e difíceis de curar.
4. Ácaros
Os ácaros são insectos minúsculos que se alimentam de escamas de pele e se acumulam em lugares que não são limpos com regularidade. Estes bichos podem causar vermelhidão pela pele e inclusive problemas respiratórios.
5. Alergias
O acumulo de bactérias e ácaros pode causar ou piorar alergias. Especialistas recomendam que os lençóis sejam feitos de materiais hipoalergênicos que impeçam a humidade, impedindo o desenvolvimento de mofo e ácaros. Também é importante trocar as almofadas a cada dois ou três anos.
Agora que já sabe de tudo isto, assegure-se de que os lençóis sejam trocados pelo menos uma vez por semana, seu corpo agradecerá.
Partilha com as tuas amigas:
PUB