Simples maneiras de resolver as noites sem dormir

Já todos passamos noites sem dormir, vê estes simples conselhos para não voltares a passar uma noite em claro.

Dormir é essencial para uma boa saúde e bem-estar.

É o momento sagrado em que temos a oportunidade de descansar e renovar as energias.

Acontece que nem toda a gente consegue ter uma boa noite de sono e talvez sejas uma dessas pessoas.

O motivo?

Temos vários palpites!

Se não for insónias, talvez seja a forma como estás dormindo ou dores que já sentes.

Uma posição ruim pode fazer com que acordes de madrugada sentindo muita dor.

E se já sofres com algum tipo de desconforto, não deves te deitar em qualquer posição.

Portanto, separamos uma lista do que deves evitar para dormires melhor:

1. Dor no ombro

Dormir virado para o lado esquerdo é, segundo especialistas, a melhor posição.

Mas, se sofres com dores no(s) ombro(s), não durmas de lado.

Neste caso, o ideal é dormires de barriga para cima, assim os ombros podem ficar parados e sem carregar o peso do corpo.

Outra opção, não muito recomendada, é dormires de barriga para baixo, mas isso pode causar dor no pescoço – cuidado!

2. Dor nas costas

Se o problema for este, é bom veres se o colchão não está muito velho ou macio demais.

A melhor posição para dormires quando sentes dor na coluna é com a barriga para cima.

Coloca uma almofada debaixo das pernas e uma toalha enrolada debaixo da cintura, isso permite maior estabilidade para o corpo.

Quem gosta de dormir de lado, o recomendado é a postura fetal.

Basta colocares uma almofada pequena entre as pernas, assim evitas forçar o quadril e sobrecarregar a parte inferior das costas.

4. Dor no pescoço

Este tipo de dor incomoda muito.

A melhor posição é dormires de barriga para cima.

Se preferes dormir de barriga para baixo, usa almofada na cabeça e uma em cada braço, procura as ortopédicas.

Caso prefiras dormir de lado, procura uma almofada até 15 cm de espessura.

As dicas não param por aqui!

Para garantires uma boa noite de sono, aconselhamos:

– Não dormires mexendo no telemóvel ou lendo um livro

Por mais tentador que seja, não é bom estimular o cérebro antes de te deitares.

As luzes dos dispositivos electrónicos, por exemplo, afectam completamente a qualidade do sono.

Aproveitando, queremos lembrar que bebidas energéticas também são proibidas antes de dormir.

Então foge do café, refrigerante, bebidas alcoólicas…

– Controlar a temperatura do quarto

Dormir no calor ou no frio exagerado é mau.

Uma temperatura de 22º C é o suficiente para nosso bem-estar.

– Ajustar o alarme para tocar todos os dias exactamente a mesma hora

Estamos falando isso, incluindo os fins de semana, se precisares acordar cedo.

É claro que quem se levanta muito cedo, deve dormir cedo também.

– Dormir numa posição adequada para não ressonar

Se ressonas, não podes dormir de costas, por exemplo.

Isso porque acaba criando um obstáculo para o fluxo correcto do ar.

Garante uma boa almofada, ou seja, não muito macia, pois faz com que a cabeça se incline para trás.

O ideal é usares uma almofada extra, assim evitas ressonar.

Procura dormir de lado, para que o fluxo de ar não seja interrompido.

Pode até parecer estranho, mas é bom fazer movimentos com a língua para fortalecer os músculos e evitares ressonar.

– Faz actividades para evitar cãibras

Cãibra é uma dor muscular que costuma aparecer à noite, quando estamos a dormir.

Apesar de atingir as penas principalmente de pessoas sedentárias, os atletas não estão imunes.

A causa pode ser o excesso de actividade física ou a falta dela, o stress e a carência de alongamentos.

Para evitares, faz ioga ou uma massagem antes de dormir.

Como já dissemos, a noite maldormida pode ter várias causas:

– Problemas digestivos: recomendamos dormir para o lado esquerdo com uma almofada alta.

– Ansiedade: aconselhamos fazeres uma massagem nos pés antes de dormires.

– Stress: procura beber um chá relaxante durante o dia.

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