3 Verdades que todos deviam saber sobre as mulheres que dão à luz por cesariana!

pub

Ainda existem muitas pessoas com a ideia errada de que as mulheres que se submetem à uma cesariana são fracas, e que só o fazem para não terem de passar pela dor. Mas elas não poderiam estar mais erradas. E o texto dessa mulher é uma prova disso.

Nicole Monet é uma fotógrafa especializada em captar imagens antes e depois do parto. Ela adora o seu trabalho, mas começou a notar uma tendência estranha. As pessoas davam muito mais importância às mães que têm filhos de parto natural em relação às que dão à luz por cesariana.

cesariana_capa

A fotógrafa sabe o quanto as mulheres que se submetem a uma cirurgia para ter seu bebé são corajosas, fortes e maravilhosas. Então, Nicole resolveu escrever três verdades sobre as mães que têm uma cicatriz no seu estômago como prova da sua maternidade.

1. As mães que se submetem a uma cesariana são corajosas.

cesariana_1

“Preparar uma cesariana não é fácil. Muitas vezes, o companheiro da mãe não pode entrar na sala de operação até que a criança venha ao mundo.

Ou seja, enquanto médicos e enfermeiras se movimentam para todo o lado, preparando a sala de cirurgia para o parto, a grávida fica sentada numa mesa gelada de operação, pensando no que vem pela frente. Muitas vezes assustada, e a sentir-se muito sozinha.

Nesses momentos, você vê o amor poderoso que existe entre a mãe à espera de uma cesariana e o filho.

Se nunca passou por uma cesariana, tente pensar na realidade difícil desse momento. Ponha-se no lugar da gestante, em cima dessa mesa, esperando, possivelmente com medo. Quando você fizer isso, eu acho que vai perceber rapidamente como mães que se submetem a uma cesariana são corajosas”.

2. As mães que dão à luz por cesariana são fortes.

cesariana_2

“Não há muitas mães a dizer que a cesariana foi a primeira opção que lhes veio à cabeça quando pensaram em dar à luz.

Algumas mães têm semanas para se prepararem mentalmente para a mudança de planos, mas outras têm apenas dias, horas ou mesmo minutos. De repente, tudo o que tinha sonhado sobre o primeiro encontro com o seu filho mudou. Tudo o que foi planeado foi por água abaixo.

Em seguida, vem o momento da cirurgia. Isto envolve a incisão e a sutura. A recuperação muitas vezes demora meses. E enquanto a maioria só iria comer um sorvete e assistir a um filme depois de uma grande operação, é justamente o oposto ocorre.

Eles se preocupam com o amor, e em construir um relacionamento com seus filhos lindos e frágeis”.

3. As mães que dão à luz por cesariana são lindas.

cesariana_3

“A maternidade deixa cicatrizes em todas nós. Algumas são emocionais, outras físicas. As mães por cesariana muitas vezes têm os dois tipos.

Essas cicatrizes foram a porta que seus filhos usaram na sua passagem de um mundo para outro.

Fico fascinada pelo carácter distinto de cada cicatriz – a textura, o comprimento, a localização. Como cada cicatriz é única, cada história por trás da cesariana também. Fico fascinada pela forma como elas mudam ao longo do tempo – como desaparecem, crescem e curam. Essas cicatrizes são lindas e devemos honrá-las.

As cicatrizes são belas e merecem ser elogiadas. Em vez de criticar as mães que dão à luz por cesariana, precisamos incentivá-las a mostrar ao mundo suas cicatrizes de coragem e força”.

cesariana_4

Tal como a Nicole, eu sou da opinião de que as mulheres que têm cicatrizes da cesariana não devem escondê-las, mas sim mostrá-las com orgulho.

Partilhe se acha que essas mães são corajosas, fortes e lindas!

Partilha com as tuas amigas:

PUB

Outras Dicas:

Comentários:

6 comments

  1. Eu tive a minha filha por cesariana, a dilatação não passou dos 2cm. Passei um bocado mal por causa disso, como se não basta-se tive uma pessoa da família que me disse que não sabia o que era ter um filho.

    1. Isso é porque essa pessoa não sabe o que são as dores do pós cesariana, se soubesse não falava assim, pois são bem piores do que as dores do parto normal e mais demoradas. Falo por ter passado por as duas experiências.

  2. “…as mães que têm uma cicatriz no seu estômago como prova da sua maternidade…”
    No ESTOMAGO???? Ou na barriga!?
    “…a grávida fica sentada numa mesa gelada de operação, pensando no que vem pela frente. Muitas vezes assustada, e a sentir-se muito sozinha…”
    Não fiquei sozinha e muito menos fiquei sentada numa mesa gelada!

    De resto até concordo com o que diz, desde que a cesariana seja por necessidade e não por opção. Claro que também se sofre com a cesariana mas, aquelas que optam por ela, sem terem um motivo válido, acham que esta não traz dores, nem desconforto, o que não é obviamente verdade.

  3. Enquadro-me naquelas mães que apenas tem minutos para a preparação mental de ir fazer uma cesariana, já não havia outra opção e tive de encarar de frente.
    Sim entrei na sala de cirurgia sozinha, deitei-me numa mesa gelada, sim, e asissti a todo um grande aparato de medicos e enfermeiros e anestesista (deram-me anestesia geral), que para mim ainda foi bem pior. Acordei numa sala de recobro ainda no piso onde fui fazer a cesariana, sozinha. Só vi a minha menina passada sei lá umas 3 horas :(.
    A recuperação foi complicada, mas tudo se suportou. Agora não venham dizer que quem tem filhos por cesariana não sabe o que é ter um filho, porque muita coisa nos passa pela cabeça, eu quando me estavam a dar a anestesia geral (atarvés de uma máscara) foi horrivel, pois xeguei a um ponto em que pensei que nunca mais ia acordar daquilo.
    Quanto á minha cicatriz, mostro com muito orgulho, apesar se pouco se notar, vou á praia e uso bikini sem preconceitos de nada.
    Obrigada por valorizar as mães que tem os seus filhos por cesariana

    Ivone Ribeiro

  4. Tive minha filha em 2005… tinha hipertensão, minha filha tinha 2 voltas do cordão umbilical na garganta! E no final estava com bolsa rota, e meu cardiologista não autorizou o parto normal… conclusão: cesária!!! Pós cirurgia é horrível… depois do parto parece que tem ainda 2 lá dentro. Gases, dores, um ponto infeccionado com dreno… mas faria tudo de novo!!! Dizem que mulheres que fazem cesária são fracas… tá bom!!! Passe por isso então. Tanto físico como o psicológico é dureza!!!!

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.