As 3 frases que o teu filho deve ouvir e as 3 que jamais deves dizer!

pub

Quando nos tornamos pais não recebemos um manual que nos revele que tipo de pais seremos ou que tipo de filhos teremos. Em muitos momentos nos sentimos perdidos sobre como educá-los da maneira correta, o quanto devemos amá-los ou como amá-los. Situações como essas nos afligem e até nos assustam, por isso é preciso cautela com esses sentimentos, principalmente, quando nos sentimos frustrados.

O cuidado com as palavras que proferimos aos filhos é o meio de proteger a infância deles, eles confiam e acreditam que são as nossas maiores heranças e que em nós é possível ter segurança, pois somos o “porto seguro” deles diante das tempestades da vida.

mae1

Positivas:

1. Valoriza-te: O valor dos filhos precisa ser reconhecido dentro do teu lar, cabe aos pais ajudar os filhos a perceberem o quantos eles são maravilhosos; se os pais o fizerem, farão de seus filhos adultos seguros e prontos para lidarem com inícios de relacionamentos ou com o fim deles.

2. Se verdadeiro: Errar é humano, não assumir os erros é um ato de cobardia e cabe aos pais ensinar os filhos a enfrentarem as suas faltas e assumirem os seus erros. Lembrá-los que a verdade é a melhor escolha e a única que os libertará da culpa é fundamental.

3. Ficarás bem: Por mais proteção e cuidados que os pais ofereçam aos filhos, ainda assim, eles não poderão evitar alguns sofrimentos na vida dos filhos, pois sempre haverá alguém ou alguma situação que irá desapontá-los ou até mesmo machucar os seus corações. Os ganhos e perdas são partes essenciais para que eles adquiram força e maturidade.

Negativas:

1. Não devia ter nascido: Culpar os filhos pelo fracasso do casamento e dizer que eles não deveriam ter nascido é um ato de cobardia por parte dos pais. É lamentável como alguns pais destroem a infância dos filhos usando de violência verbal e também física.

2. És burro: Os filhos tendem a acreditar no que os pais dizem, especialmente na infância onde os filhos acreditam que seus pais são heróis.

3. Não te amo mais: Não importa qual seja a situação, nem mesmo brincando os pais devem dizer ao filho que não o ama mais. Essa frase pode dilacerar e diminuir a criança, ela também pode sentir-se frustrada e excluída de sua família.

Partilha com as tuas amigas:

Outras Dicas:

Comentários: