As questões relacionadas com as “palmadas educativas” nunca saem de moda, e invariavelmente se transformam calorosos temas de discussões que envolvem pais, professores e psicólogos.
Há quem defenda e muitos que recriminam a prática de bater nos filhos como forma de educação, e uma análise realizada pela psicóloga Elizabeth Gershoff através de uma série de estudos indica que crianças que apanham podem se tornar adultos agressivos.
Em entrevista ao site de ciência e saúde “Vox”, a especialista conta que passou 20 anos debruçada sobre trabalhos científicos que avaliaram comportamentos de crianças que foram submetidas a palmadas durante a infância e que não existe qualquer relação entre bom caráter e boas maneiras e uma palmada dos pais.
Por outro lado, segundo a psicóloga, estudos mostram que violência contra crianças muitas vezes está associada a isolamento social, comportamento agressivo e doenças físicas e mentais na vida adulta.
Elizabeth afirma que a agressão pode ser compreendida pela criança como uma forma de resolver problemas: “A violência muda as relações e as dinâmicas de poder, podendo fazer o pequeno acreditar que pode bater em alguém se tiver este poder. Então, a criança ainda pode aprender que para ter o que precisa e deseja, basta ser agressivo”, explica.
Partilha com as tuas amigas:
PUB
Outras Dicas:
Tarte de maçã clássica! Uma verdadeira delícia que podes fazer em casa!
Será que consegues passar no teste de inteligência das cores? Descobre o que diz sobre ti!
Aprende a fazer uma manta de tricô sem utilizar uma única agulha! O resultado é lindo!
Tens uma Vânia na tua vida? Se não tens, deverias ter…