Muito importante conheceres estes sintomas! Poderá salvar a tua vida!

pub

​Os sintomas de trombose estão relacionados com o entupimento de uma veia ou artéria por um coágulo, dificultando a passagem de sangue nesse local.

ObstrucaoArterial

Assim, os sintomas de trombose podem ser:

  • Inchaço da região afetada;

  • Dor intensa na área inchada;

  • Alterações da cor da pele, como vermelhidão ou palidez;

  • Aumento da temperatura local.

Quando o indivíduo apresenta sintomas de trombose deve ir imediatamente ao pronto-socorro, sendo acompanhado por outra pessoa caso a dor ou o inchaço não o permitam deslocar-se sozinho.

Os sintomas de trombose são mais comuns nas pernas, coxas e virilha, sendo chamados de sintomas de trombose venosa profunda, mas também podem surgir em outras partes do corpo:

  • Sintomas de trombose no pé: os sintomas são semelhantes aos da trombose no braço ou perna, caracterizando-se pelo inchaço, vermelhidão e dor na região;

  • Sintomas de trombose na cabeça: também conhecida como trombose cerebral, provoca sintomas semelhantes ao AVC, como formigamento de um lado do rosto, dor de cabeça intensa e alterações de visão ou audição;

  • Sintomas de trombose no intestino: chamada de trombose mesentérica, leva ao surgimento de sintomas como dor abdominal, diarreia, febre e vómitos.

O médico pode fazer exames, como ultra som, angiografia ou tomografia computadorizada para localizar onde o coágulo se encontra, mas também pode ser feito uma exame de sangue para avaliar a viscosidade do sangue.

Quem tem mais riscos de trombose?

Os indivíduos com maior risco de trombose são os que têm colesterol alto, excesso de peso ou que ficam muito tempo sem fazer exercício, pois facilitam a formação de coágulos nas veias.

Além disso, outras causas da trombose incluem:

  • Ficar muito tempo sentado, como em viagens de carro ou avião;

  • Após cirurgias, especialmente de problemas ortopédicos;

  • Tratamentos invasivos, como cateterização cardíaca;

  • Tomar a pílula anticoncepcional;

  • Ser fumador.

Os sintomas de trombose na gravidez também são frequentes, uma vez que as alterações na grávida e as lesões provocadas nas veias durante o parto podem gerar coágulos.

Tratamento para trombose

O tratamento para a trombose deve ser indicado por um clínico geral ou cardiologista e, normalmente, inclui:

  • Injeções de Heparina: tratamento inicial para trombose, que deve ser mantido em casa com injeções 2 vezes por dia no abdómen;

  • Remédios anti coagulantes orais, como Varfina: são iniciados após as injeções de Heparina e devem ser mantidos durante vários meses;

O paciente deve fazer consultas regulares no médico para fazer exames de sangue e verificar a viscosidade do sangue, de forma a adequar o tratamento e evitar a formação de novos coágulos.

Durante o tratamento, o médico poderá recomendar também o uso de meias compressivas para evitar a formação de novos coágulos nas pernas.

Nos casos mais graves, pode ser utilizada cirurgia para retirar o coágulo ou colocar um filtro na veia cava, com o objetivo de impedir que os coágulo sejam transportados para os pulmões, por exemplo.

Quando o tratamento é iniciado muito tarde ou não é feito de forma adequada, pode acontecer transporte do coágulo transportado pela corrente sanguínea até locais onde as veias são mais finas, como no cérebro, coração ou pulmão, provocando sintomas graves, como falta de ar, dor no peito, suores, tonturas ou desmaio.

Partilha com as tuas amigas:

Outras Dicas:

Comentários: