Pai alerta sobre os perigos de colocar os bebés a dormir nesta posição!

pub

Um pai jovem e exausto descansa com o seu filho recém-nascido no seu peito. Esta é uma imagem familiar e comovente para muitos pais. Porém, a realidade é que essa situação, aparentemente inofensiva, esconde um perigo mortal para a criança.

O Dr. Sam Hanke descobriu esse perigo de uma maneira bastante trágica, quando adormeceu com o seu filho de quatro semanas no peito. “Eu simplesmente sentei-me no sofá para ver TV e ele estava sentado no meu peito. Nós estávamos apenas a passar o tempo e eu adormeci. Duas horas depois, eu acordei e Charlie tinha morrido”, relembra ele.

Charlie, o filho de Sam, morreu de síndrome de morte súbita do lactente (SMSL). Os médicos acreditam que ela seja causada por um rompimento na respiração, causando a falta de oxigénio e a diminuição dos batimentos cardíacos. Quando os bebés dormem virados para baixo ou com um cobertor, o risco de asfixia aumenta.

Um ano após a morte de Charlie, os seus pais fundaram a organização “Charlie’s Kids” para ajudar a informar outros pais sobre os perigos de certas posições na altura de colocar os bebés a dormir, e tentar evitar que eles passem por uma perda semelhante.

Para diminuir os riscos de SMSL, os médicos recomendam tomar as seguintes precauções:

  • O bebés devem dormir sempre de costas
  • Os bebés devem dormir em colchões bem planos e firmes
  • Os bebés só devem dormir em sacos de dormir feitos especialmente para eles
  • Nenhum tipo de almofada, cobertor ou coberta deve ficar no berço do bebé.

Graças às campanhas de consciencialização, a taxa de mortalidade entre os recém-nascidos tem diminuído bastante. A imagem de um bebé a dormir no peito do pai pode ser comovente, mas é algo a ser evitado a todo custo.

Lembre-se sempre de verificar se o seu filho está a dormir na posição correta antes de você cair no sono.

Partilha com as tuas amigas:

PUB

Outras Dicas:

Comentários:

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.