X

Quer o seu filho livre de asma? Veja o que fazer!

Os resultados são do maior estudo feito sobre o tema – decorreu entre 2001 e 2010, na Suécia – e revela que os miúdos que vivem com cães têm menos probabilidade de vir a sofrer de asma. A explicação está nas mudanças que estes animais provocam nos micróbios que vivem no intestino humano, permitindo o desenvolvimento de anticorpos que combatem certas alergias, como ao pêlo de cão.

Desenvolvido na Universidade de Uppsala, Suécia, o estudo contou com a participação de mais de um milhão de crianças habitualmente expostas a cães, para perceber se tinham desenvolvido asma. Os resultados permitem concluir que ter um cão em casa reduz em 15 por cento a possibilidade de ter asma. Mas tal só acontece se a exposição aos cães acontecer antes de as crianças desenvolverem a doença.

Não é a primeira vez que esta teoria vem confirmada em estudo. A própria investigadora que liderou o projecto, Tove Fall, disse que foi motivada por estudos que demonstravam que as crianças que crescem em quintas têm menos riscos de vir a sofrer de asma.

“Quisemos perceber se a teoria se confirmava para crianças que vivem com animais em casa”, disse a investigadora em comunicado, acrescentando que foram tidos em conta os factores genéticos da doença: “compensámos com outros factores como a presença de asma nos progenitores, zona de residência e estatuto socioeconómico”.

Fonte: Sabado.pt

 

Leave a Comment
X

Política de Privacidade

You can control the ways in which we improve and personalize your experience. Please choose whether you wish to allow the following:

Definições de privacidade