Reforce o seu sistema imunitário com estes alimentos anti-inflamatórios

É sabido que certos alimentos, pelas suas propriedades, são benéficos para a saúde. E há alguns que fortalecem o sistema imunitário. São os chamados alimentos anti-inflamatórios. Quer isto dizer que a sua alimentação pode influenciar a capacidade de combater (ou não) uma inflamação. E a melhor parte é que, ao contrário, dos medicamentos que possa tomar, estes alimentos podem ser consumidos a longo prazo, sem que causem problemas. Alimentos-Anti-inflamatórios

O QUE É A INFLAMAÇÃO?  

A inflamação (ou processo inflamatório, como também é chamado) é – nada mais, nada menos – do que uma resposta natural do organismo (entenda-se sistema imunitário) contra as agressões.

As causas da inflamação podem ser várias, desde bactérias, a vírus ou parasitas, veneno, calor, ou traumatismos (como uma fratura óssea), por exemplo.

Quando ocorre uma lesão, o organismo desencadeia uma resposta de defesa, com a finalidade de destruir os agentes agressores. Esta resposta inclui a libertação de substâncias, como a histamina, que desencadeiam o processo inflamatório.

É aqui que entra a alimentação, uma vez que os alimentos certos e com poder anti-inflamatório podem estimular o sistema imunitário e prevenir a inflamação.

7 ALIMENTOS ANTI-INFLAMATÓRIOS PARA TER POR PERTO

1.    BATATA-DOCE

Ricas em vitaminas B e C, betacaroteno, zinco, ferro ou fibras, por exemplo, as batatas-doces têm propriedades antioxidantes e atuam como um anti-inflamatório natural.

2.    FRUTOS VERMELHOS 

Falamos de framboesas, amoras, mirtilos ou morangos, por exemplo. E as suas vantagens são muitas. Além de nutritivos e deliciosos, os frutos vermelhos têm vários benefícios para a sua saúde. Ricos em vitaminas e minerais essenciais para o organismo, têm um baixo teor de gordura e possuem várias propriedades, nomeadamente, antioxidantes e anti-inflamatórias.

3.    GENGIBRE

Aqui está um bom aliado do sistema imunitário. O gengibre contém compostos com uma poderosa ação anti-inflamatória. São os chamados gingerols que inibem a produção de óxido nítrico (que está na origem da formação dos radicais livres e que são prejudiciais para o organismo). Graças a este composto, o gengibre é um bom antioxidante e anti-inflamatório, muito eficaz para reduzir os níveis de inflamação. E benefícios não lhe faltam. Além de poder fazer parte de várias receitas, o gengibre ainda ajuda a perder peso.

4.    ALHO 

O alho é bem mais do que um tempero culinário. As suas propriedades anti-inflamatórias são já bem conhecidas. Além disso, é rico em vitaminas (A, B1, B2,B6 e C) e os minerais (como o fóforo e potássio e zinco), essenciais para o organismo.

5.    TOMATE 

Rico em carotenoides (como o licopeno e luteína), antioxidantes (vitaminas do complexo A e B, E e C), minerais (como o potássio), o tomate é um bom anti-inflamatório natural. Mais. Além de fortalecer o sistema imunitário, o tomate também é eficaz na prevenção de alguns tipos de cancro.

6.    AZEITE 

O azeite é um dos elementos centrais da dieta mediterrânica. Rico em gorduras monoinsaturadas, o azeito ajuda a reduzir os níveis de colesterol LDL (o mau colesterol) e atua como um bom anti-inflamatório natural, já que ajuda a bloquear a produção de elementos químicos que originam processos inflamatórios no organismo.

7.    FRUTOS SECOS 

Nozes, amêndoas ou avelãs, por exemplo. São tudo alimentos ricos em antioxidantes, vitaminas, fibras, cálcio e ómega 3, por exemplo. Nutrientes que ajudam a combater a inflamação. Ainda assim devem ser consumidos com moderação, já que são altamente calóricos.

OUTROS ALIMENTOS… 


Existem outros alimentos também eles bons anti-inflamatórios naturais. Peixes gordos (como o salmão), vegetais de folha escura (como espinafres, vários tipos de couve ou brócolos) ou frutas (como mamão, abacate, laranjas, etc.), são outros dos alimentos que também podem ajudá-lo a reforçar o sistema imunitário.

Fonte: Vida Ativa

Partilha com as tuas amigas:

Mais dicas:

Comentários: