Tens comichão ou dores nos seios? Conhece as causas possíveis! Não ignores!

pub

Os seios é uma zona do corpo muito delicada, e qualquer incómodo que sintamos nessa região, devemos ficar logo alerta. A dor e a comichão são sintomas comuns, mas são causados por diferente factores, e por isso, independentemente da possível causa, é muito importante consultar rapidamente um médico e fazer os exames adequados para descartar os problemas graves.

dor_nos_seios

Dor e comichão nos seios podem ser sintomas leves ou transformar-se em algo muito grave, por isso é importante considerar as possíveis causas do problema, examinar os seios regularmente e procurar ajuda médica caso encontre alguma anomalia.

Possíveis causas de dor nos seios

A dor nos seios pode aparecer antes ou durante o período menstrual, em resposta às mudanças hormonais que ocorrem durante este ciclo. Para esses casos uma boa opção é relaxar os seios fazendo uma massagem, usando óleo de prímula, pimenteira silvestre, maca peruana (ou andina), Angélica (também conhecida como Jacinto da Índia) ou a sálvia.

Outra razão para dores e comichão nos seios pode ser o período de lactação, devido a uma infecção conhecida como mastite. Trata-se da inflamação do tecido da mama, que costuma vir acompanhada de outros sintomas tais como a febre e o cansaço. Nesses casos o tratamento habitual inclui alguns antibióticos, ainda que também seja possível tratar de forma natural usando, por exemplo, uma infusão de tomilho que deve ser aplicada diretamente no mamilo.

Uma razão para que os seios doam, que não deve ser ignorada, é o cancro inflamatório de mama. Este tipo de cancro não é tão comum, mas quando ocorre vem acompanhado de sintomas como comichão, inflamação e dor, além de vermelhidão da região devido ao fato de que a mama se enche de líquido linfático. Neste caso o diagnóstico só pode ser dado por um especialista, assim como a indicação do tratamento mais adequado.

Possíveis causas de comichão nos seios

A comichão nos seios normalmente acontece como uma reação alérgica aos componentes de produtos químicos como detergentes, desodorizantes, perfumes ou agentes químicos derivados de produtos que tenham algum contacto com a pele, por isso é muito importante considerar que tipo de produto pode estar a atuar sobre a pele e a causar reações alérgicas.

A falta de hidratação na pele dos seios é outra das causas pelas quais eles podem dar comichão. É importante nutrir essa parte da pele usando, por exemplo, óleo vegetal, creme hidratante ou manteiga de karité.

dor_nos_seios_1

Essa comichão também é um dos primeiros sintomas que surgem com a gravidez. Costuma vir acompanhada de uma leve dor causada pelo aumento da irrigação de sangue na região, principalmente nos mamilos. É um sintoma que costuma diminuir à medida que o corpo vai assimilando as mudanças, mas enquanto não diminui é possível tratá-lo aplicando compressas de infusão de calêndula.

Se a comichão aparecer apenas numa parte ou em uma das mamas, a causa pode estar na própria glândula mamária ou nos tecidos conectados. É muito importante considerar outros sintomas como a dor, tumores ou nódulos, mudanças na forma da mama ou secreção de líquidos do mamilo, já que pode estar associado a uma infecção nos seios ou a fibro edemas, quistos benignos, ou um tumor de mama.

Finalmente, a comichão nos seios pode ocorrer por usar o sutiã muito apertado ou porque é feito de algum tipo de tecido que causa alergia na pele. Se tiver comichão nos seios e se já descartou as opções anteriores, é preciso verificar se o motivo é o tipo de sutiã que está usando.

Tratamento para dores e comichão nos seios

O tratamento para esses problemas deve ser aplicado de acordo com sua causa. Se o problema estiver na pele, o ideal é hidratá-la para aliviar os sintomas. Se os sintomas estiverem relacionados a uma infecção ou um problema mais grave, é importante procurar um médico, já que provavelmente será necessário um tratamento farmacológico e/ou exames médicos profissionais.

Fonte: melhorcomsaude.com/seus-seios-doem-ou-cocam-conheca-as-possiveis-causas
Partilha com as tuas amigas! A tua partilha é importante!
Partilha com as tuas amigas:

PUB

Outras Dicas:

Comentários:

Comentários

  1. Boa noite, ha dois anos estive gravida mas infelizmente a gravidez nao foi até o fim, perdi o bebe com 3meses e passado um tempo meu peito esquerdo começou a coçar muito fui ao medico que me receitou um creme passei durante muito tempo e a coceira ia e voltava e o local onde coça ficou aspero a pele ficou áspera e já tem dois para tres anos e ccoeira ainda continua estou preocupada já marquei medico mas gostaria se saber o que pode ser. Obrigada
    ADriana

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.