Usas panelas de Teflon na tua cozinha? Livra-te delas já!

Tens na tua cozinha frigideiras e panelas com o revestimento de Teflon para evitar que os alimentos agarrem? Pois, mas parece que tens de pensar noutra alternativa e o mais rápido possível!

Pois o Teflon é muito prejudicial, mesmo altamente cancerígeno. Já deves ter ouvido alguém dizer-te que não há perigo para a saúde se o Teflon estiver em boas condições.

panelas_taflon

Agora verifica-se que isso é falso, porque o perigo também vem dos gases tóxicos emitidos pelo Teflon quando este atinge uma temperatura de cerca de 230 graus. Estas emanações incluem ácido perfluorooctanóico (PFOA), que dá o acabamento antiaderente à frigideira.
Mas que danos podem causar estas emanações? De acordo com ensaios científicos em animais e seres humanos, podem afectar os órgãos (cérebro, próstata, fígado, timo, rim …), e estimular o desenvolvimento de cancros (pâncreas, fígado, testículos, glândulas mamárias) e gerar falhas sistema imunológico e várias complicações durante a gravidez e no parto. Outro facto perturbador: estudos demonstraram que cerca de 98% da população tem elevados níveis de PFOA no sangue.

panelas_taflon_2

Nos últimos anos, as empresas não tiveram escolha e reduziram significativamente o uso de PFOA no design dos seus produtos de cozinha. No entanto, ainda existem muitas dessas panelas nas nossas cozinhas. Está mais atento a isso!
Mas como reduzir o impacto de Teflon nas nossas vidas diárias? Fácil. Tenta usar panelas de ferro fundido ou aço inoxidável (aço inoxidável 10/18 seria a melhor escolha).
Além disso, pratos pirex, embora o vidro possa conter um pouco de chumbo, mesmo assim parece ser uma melhor opção em termos de alimentos. Estes produtos altamente duráveis são muito mais saudáveis para a saúde. Caso contrário, use apenas muito raramente Teflon na sua cozinha e cozinha em baixa temperatura numa área bem ventilada.
Bons cozinhados, e sobretudo saudáveis!
Fontes: espritsciencemetaphysiques.com / www.bioaddict.fr / www.buffalonews.com
Partilha com as tuas amigas:

Mais dicas:

Comentários: