Nem tudo o que parece é! A frase é bem conhecida e pode aplicar-se a muitos alimentos ditos saudáveis. Sim, ao contrário do que pensa (e do que lhe é garantido em anúncios publicitários e rótulos animadores) nem todos os alimentos são tão salutares como prometem. Aliás, na verdade, são (exatamente) o oposto. De facto, as prateleiras dos supermercados estão repletas de promessas de alimentos saudáveis que, no fundo, não são mais do que “armadilhas”para a sua alimentação. Ora veja.
5 ALIMENTOS QUE DE SAUDÁVEL TÊM MUITO POUCO
1. IOGURTE GREGO
Se é fã deste tipo de iogurte e está convencido que é uma alternativa saudável aos outros iogurtes, prepare-se para ficar desiludido. Isto porque, na realidade, apesar de rico em proteínas, o iogurte grego é muito mais calórico que o iogurte tradicional. Mais. Além de ter maior teor de gordura, ainda possui níveis de sódio mais elevados e contém mais açúcar do que outros tipos de iogurte. A solução? Opte pelos iogurtes gregos light, com menos 50% de gorduras e menos de metade das calorias.
2. PÃES-DE-LEITE
Apetitosos?! Sem dúvida! Saudáveis?! Nem um pouco! Fofos, doces e muito saborosos, os pães-de-leite estão na verdade impregnados de açúcares e gordura, o que significa que têm um elevado valor energético, poucos nutrientes e pobres em fibras. Isto para não falar dos aditivos que contêm. A solução passa por consumir este tipo de pão muito esporádicamente, optando sempre pelo pão normal (mistura, integral ou sementes). Mesmo que a opção passe pelo pão branco, é preferível!
3. BEBIDA DE SOJA
A soja está na moda e há quem acredite que todos os produtos com soja são mais saudáveis. Apesar de poderem ser uma alternativa para quem tem intolerância à lactose, várias opções disponíveis no mercado acabam por não ser as melhores. Falamos das bebidas de soja com sabores (baunilha, chocolate ou morango, por exemplo), cujo teor de açúcar adicionado é bastante elevado, tornando-se pouco interessante do ponto de vista nutricional para quem pretende perder peso. Se a ingestão de produtos lácteos não passar pelas opções sem lactose, prefira produtos à base de soja sem açúcar adicionado (ou pouco). Pode também optar por bebidas de arroz ou amêndoa, por exemplo, seguindo sempre a mesma lógica do açúcar.
4. BOLACHAS DIGESTIVAS
São um dos snacks favoritos de quem decide fazer uma dieta para perder aqueles “quilinhos a mais”, mas de inofensivos estas bolachinhas têm muito pouco. Isto porque apresentam uma grande quantidade de gordura (inclusivé saturada), açúcar e sal. Com apenas duas bolachas, consegue ingerir quase 150 kcal. Verifique a sua informação nutricional (ou o seu semáforo nutricional) e comprove!
5. BARRAS DE CEREAIS
Práticas, saborosas e, aparentemente, saudáveis. Mas não se iluda! Muitas das barritas disponíveis no mercado têm o mesmo problema de todos os alimentos poucos saudáveis: açúcar, gordura saturada, corantes, aromatizantes, sem falar na questão da grande maioria ter um baixo teor de fibra. O ideal é que, caso queira consumir barras de cereais, leia bem os rótulos para escolher as opções mais saudáveis. Pode sempre fazer as suas próprias barras de cereais em casa ou simplesmente trazer consigos os seus cereais não açucarados.
Fonte: Vida Ativa
Partilha com as tuas amigas:
PUB