Sabias que as plantas que temos no jardim ou em casa podem ter uma utilidade maior do que deixar o ambiente mais bonito apenas?
Elas podem, por exemplo, eliminar as toxinas que contaminam o ar.
Sabendo disso, o engenheiro ambiental Bill Wolverton, ex-pesquisador da Nasa e autor do livro “Plants: how they contribute to human health and well-being” (“Plantas, como elas contribuem para a saúde e o bem-estar”), criou um filtro purificador à base de plantas para eliminar as impurezas do ar.
O filtro de Bill é extraordinário (ver vídeo abaixo). No entanto, qualquer um pode ter excelentes resultados se colocar dentro de casa (ou do trabalho) uma das cinco plantas que vou indicar.
Essas plantas são capazes de eliminar substâncias como formaldeído, encontradas em carpetes, plásticos e tecidos sintéticos. Para quem não sabe, essas toxinas são cancerígenas.
Phitofilter – O filtro à base de plantas que purifica o ar.
Elas também eliminam as substâncias tóxicas do cigarro. Por isso são, sem dúvida, grandes aliadas para a saúde dos pulmões.
Conheça as cinco plantas:
-
1. Planta-aranha
Esta planta precisa de luz, mesmo que fluorescente. Coloque água sempre que perceber que a terra está seca. Se possível, fertilize a terra uma vez por mês na primavera e no verão.
-
2. Lírio-da-paz
Para que tenha bons cuidados, o lírio precisa de luz média e do solo ligeiramente húmido.
-
3. Palmeira-de-jardim (areca-bambu)
Ela precisa de muita luz e prospera bastante em ambientes húmidos.
-
4. Dracena
Exponha a planta à luz, mas não deixe que ela receba todo o impacto do sol. Regue a planta diariamente sem encharcar o solo para que não haja proliferação de bactérias.
-
5. Espada-de-são-jorge
Trata-se de uma planta forte e que cresce bem sob a luz. Tente regar com pouca água durante inverno ou em ambientes com ar-condicionado. A água, se possível, deve ser destilada ou da chuva. Caso seja da torneira, deixe em repouso por 48 horas antes de regar, pois isso vai ajudar a eliminar resíduos de cloro e fluoretos.
Partilha com as tuas amigas:
PUB