A inteligência dos filhos é herdada pela mãe e não do pai

pub

Sabia que a inteligência dos filhos é herdada pela mãe e não do pai?

Sempre houve um grande debate sobre a inteligência humana, alguns acham que a inteligência é obtida ao longo dos anos, pelo aprendizagem diária ou pela experiência, enquanto outros acham que a inteligência é herdada.

Foto: Getty Images

A realidade é que a inteligência está ligada à carga genética da mãe, não apenas condicionada pela herança genética.

Segundo a ciência, a inteligência é herdada da mãe. Embora seja comum ouvir que é herdada pelos pais, foi recentemente enfatizado que essa habilidade é devido à mãe.

As habilidades cognitivas são encontradas no cromossoma X e esses cromossomas da mãe fornecem as informações necessárias para desenvolver as estruturas cerebrais associadas ao pensamento.

Mas a questão é, como é que os cientistas chegaram à conclusão de que a inteligência dos filhos é herdada da mãe?

Para desenvolver essa pesquisa, os cientistas manipularam ratos, pois perceberam que existem genes condicionados, que têm um comportamento diferente, dependendo se vêm do homem ou da mulher. Eles receberam altas doses de genes maternos e paternos.

Dessa forma, dois grupos foram divididos: camundongos com altas doses de genes maternos e camundongos com altas doses de genes paternos.

Os ratos que tinham altas doses de genes maternos começaram a desenvolver um cérebro muito grande, mas os seus corpos eram muito pequenos. No caso contrário, os ratos com um grande número de genes paternos começaram a desenvolver uma cabeça muito pequena e um corpo super desenvolvido. Desta forma, conseguiram identificar quais genes vieram da mãe e quais vieram do pai.

Com o tempo, eles também descobriram que existem algumas áreas do cérebro com células maternas maiores e outras com células paternas maiores. Eles também descobriram que as células com os genes paternos estavam concentradas em áreas do cérebro que tinham a ver com dieta, força e sexo.

As células maternas acumulam-se dentro da área do cérebro, que desenvolve a linguagem, o pensamento, a memória e a inteligência.

O cientista americano Roberth Lehrke, propõe na sua publicação de “Ligação Sexual da Inteligência”, que em grande parte o comportamento cognitivo dos seres humanos está directamente ligado ao cromossoma X.

Verificou-se, também, que as mulheres são mais propensas que os homens a herdar traços cognitivos, porque eles têm duas vezes o mesmo cromossoma.

Lehrke também explicou que todas as mulheres têm um cromossoma X que não é inteligente e outro muito inteligente. Mas também há mulheres que têm dois cromossomas X com super inteligência. Um exemplo claro é Marilyn Vos Savant, a mulher com o maior QI do mundo.

Nos homens é muito diferente, eles têm o cromossoma Y, que não tem contribuição na parte cognitiva. Isso significa que um cromossoma Y próximo a um cromossoma X não-inteligente pode sofrer retardo mental, mas próximo a um cromossoma X inteligente, o QI se desenvolve.

Foto: Getty Images

Qual percentagem de inteligência é herdada?

Um estudo mostra que entre 45% e 55% da inteligência é transmitida através de genes. Isso significa que grande parte da inteligência se desenvolve se as condições pessoais e familiares forem adequadas.

Abaixo mostramos outros factores que influenciam o desenvolvimento da inteligência:

1. Autonomia

Dar independência a uma criança é muito importante. Desta forma, o processo cognitivo se desenvolve de maneira excelente e sem nenhum problema. As crianças precisam determinar o que querem, sem ter que tomar decisões sob pressão.

2. O vínculo emocional

Quando uma criança tem mais apego aos pais, ela tende a superar facilmente qualquer frustração.

3. Os valores

Perseverança, esforço, disciplina, comprometimento e interesse são fatores que devem ser aprendidos e que influenciam o desenvolvimento da inteligência das crianças.

4. Confiança

É importante que você tenha segurança para resolver qualquer problema. Desta forma, eles desenvolvem a capacidade de analisar em qualquer situação.

Estudos favorecem a mãe e seu amor materno

Para concluir, é importante enfatizar que a inteligência é algo complexo que deve ser estimulada para alcançar resultados de sucesso.

Os pais têm uma tarefa importante, que é dar uma grande contribuição para o desenvolvimento cognitivo da criança. Uma forma de estimular é através de desafios que a ajudem a desenvolver suas habilidades.

Agora já sabe que grande parte da inteligência é herdada pela mãe, mas é importante desenvolver exercícios intelectuais com crianças para aumentar seu conhecimento.

Fonte: Mania de Viver Bem

Partilha com as tuas amigas:

PUB

Outras Dicas:

Comentários:

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.