Para que os seus filhos cresçam capazes de assumir as suas próprias responsabilidades é adquirir a sua própria autonomia é importante, que comecem já desde pequeninos. Eles são capazes de realizar tarefas, lá em casa, de acordo com a idade, que os iram ajudar num futuro próximo. Portanto veja quais são, segundo a idade, as tarefas que pode delegar ao seu filho, mas antes veja também o que ganhará ao fazê-lo!
1. Desenvolver habilidades motoras
Fazer a cama, arrumar os brinquedos e colocar os pratos na mesa são excelentes exercícios para estimular o equilíbrio e a coordenação motora das crianças.
2. Estimular a capacidade de colaboração
Se a criança sente que é responsável pelas tarefas de casa, ela vai se sentir parte da equipa, que é a família. Esse sentimento é muito importante para o desenvolvimento da criança e, com certeza, ela aprenderá a colaborar com todos.
3. Promover a autoconfiança
Se mostra que confia no seu filho para levar os copos até a mesa, arrumar a sala ou fazer a cama, ele se sentirá valorizado. Uma simples atitude que aumenta a autoestima da criança.
4. Potencializar o senso de organização
Crianças que ajudam os pais a manter a casa limpa e arrumada são mais organizadas. Esse benefício não só oferece vantagens para a família, como também para a criança, no ambiente escolar ou profissional.
5. Promover os bons hábitos
Quando a criança mantém uma rotina de organização, ela torna-se mais segura e feliz. Além disso, ela levará os bons hábitos para o resto da vida. Por isso, não faz mal nenhum incluir o seu filho nas atividades domésticas mais simples.
Tenha em mente que tudo o que precisa para que isto aconteça, necessita de:
- Ensinar a criança como se deve fazer
Antes de pedir ajuda, mostre exatamente como a criança pode e deve fazer – isso evita que seu filho fique frustrado por não conseguir realizar a tarefa.
- Ter paciência
É importante saber que uma criança pode dar o melhor dela, por exemplo, para fazer a cama, mas o resultado não será, certamente, o mesmo como se fosse feito por um adulto. O segredo é ensinar pacientemente como aperfeiçoar a tarefa.
- Adaptar as responsabilidades à sua idade
Se a criança for muito pequena, é claro que ela não vai conseguir desenvolver qualquer atividade. Uma criança de três anos, por exemplo, talvez não consegue ainda vestir-se sozinha, mas ela pode guardar os brinquedos numa caixa. O importante é respeitar a idade durante este processo, caso contrário, a experiência pode causar muitas frustrações.
A imagem abaixo orienta bem quais atividades são adequadas para cada idade:
Partilha com as tuas amigas:
PUB