As tarefas que uma criança pode e deve fazer em casa, de acordo com a sua idade!

Para que os seus filhos cresçam capazes de assumir as suas próprias responsabilidades é adquirir a sua própria autonomia é importante, que comecem já desde pequeninos. Eles são capazes de realizar tarefas, lá em casa, de acordo com a idade, que os iram ajudar num futuro próximo. Portanto veja quais são, segundo a idade, as tarefas que pode delegar ao seu filho, mas antes veja também o que ganhará ao fazê-lo!

1. Desenvolver habilidades motoras

Fazer a cama, arrumar os brinquedos e colocar os pratos na mesa são excelentes exercícios para estimular o equilíbrio e a coordenação motora das crianças.

2. Estimular a capacidade de colaboração

Se a criança sente que é responsável pelas tarefas de casa, ela vai se sentir parte da equipa, que é a família. Esse sentimento é muito importante para o desenvolvimento da criança e, com certeza, ela aprenderá a colaborar com todos.

3. Promover a autoconfiança

Se mostra que confia no seu filho para levar os copos até a mesa, arrumar a sala ou fazer a cama, ele se sentirá valorizado. Uma simples atitude que aumenta a autoestima da criança.

4. Potencializar o senso de organização

Crianças que ajudam os pais a manter a casa limpa e arrumada são mais organizadas. Esse benefício não só oferece vantagens para a família, como também para a criança, no ambiente escolar ou profissional.

5. Promover os bons hábitos

Quando a criança mantém uma rotina de organização, ela torna-se mais segura e feliz. Além disso, ela levará os bons hábitos para o resto da vida. Por isso, não faz mal nenhum incluir o seu filho nas atividades domésticas mais simples.

Tenha em mente que tudo o que precisa para que isto aconteça, necessita de:

  • Ensinar a criança como se deve fazer

Antes de pedir ajuda, mostre exatamente como a criança pode e deve fazer – isso evita que seu filho fique frustrado por não conseguir realizar a tarefa.

  • Ter paciência

É importante saber que uma criança pode dar o melhor dela, por exemplo, para fazer a cama, mas o resultado não será, certamente, o mesmo como se fosse feito por um adulto. O segredo é ensinar pacientemente como aperfeiçoar a tarefa.

  • Adaptar as responsabilidades à sua idade

Se a criança for muito pequena, é claro que ela não vai conseguir desenvolver qualquer atividade. Uma criança de três anos, por exemplo, talvez não consegue ainda vestir-se sozinha, mas ela pode guardar os brinquedos numa caixa. O importante é respeitar a idade durante este processo, caso contrário, a experiência pode causar muitas frustrações.

A imagem abaixo orienta bem quais atividades são adequadas para cada idade:

Partilha com as tuas amigas:

Comentários: