A conservação de alimentos é uma das grandes preocupações dos dias de hoje. Está intimamente ligada com o desperdício alimentar que afeta a nossa carteira e o meio ambiente.
Tão importante como escolher os alimentos frescos e em boas condições, é guardá-los devidamente de forma a que as suas propriedades não se deteriorem com o tempo e possamos aproveitar todas as suas vitaminas.
1. ERVAS EM “BOUQUET”
2. BANANAS MAIS DURADOURAS
3. LIMÕES MAIS SUCULENTOS
Para que os limões permaneçam mais suculentos, coloque-os no frigorífico, idealmente dentro de um saco plástico.
4. CEBOLAS E BATATAS SEPARADAS
5. GUARDAR FRUTOS SILVESTRES
6. CORTAR A RAMA DA CENOURA
7. VÍGILIA ATENTA À FRUTA
8. LEGUMES SEMPRE FRESCOS
9. RECIPIENTES ADEQUADOS
Sempre que restam algumas sobras e as queira guardar, deve, idealmente, fazê-lo em recipientes de vidro. O plástico acaba por “absorver” o sabor dos alimentos e contaminá-lo, por libertar toxinas, que alteram o seu sabor.
O vidro é quimicamente inerte, pelo que não altera as suas propriedades nem afeta os alimentos com que está em contacto.
10. BOLOS
11. OVOS
12. PÃO SEMPRE FRESCO E FOFO
13. MANTER FRUTAS DELICADAS ALINHADAS
Amoras, mirtilos, morango, ameixas… devem ser mantidas numa fila só. As sobreposições fazem com que se toquem e amadureçam muito mais rapidamente.
14. VINHO
15. LEITE E DERIVADOS
O leite deve ser sempre guardado no frigorífico depois de aberto. No caso dos queijos, há diferentes regras de acordo com a composição. A leitura de rótulos é fundamental nestes casos.
Tenha sempre atenção aos rótulos e leve à risca as intruções de conservação de alimentos para evitar desperdícios.
Partilha com as tuas amigas:
PUB