Dor nos seios: 8 situações em que te deves preocupar!

pub

Muitas mulheres ficam com os seios inchados e doridos antes de se menstruarem, algo completamente normal e esperado. Mas será que esse sintoma é sempre benigno ou há casos em que deves consultar um médico? Descobre a seguir.

causas-de-dor-nos-seios-1-630x330

Tipos de dor no seio

A mastalgia – nome científico para dor no seio – pode ser classificada de duas maneiras:

Mastalgia cíclica: a dor normal

É a dor no seio que acontece periodicamente, geralmente antes da menstruação. A sensação é resultado da ação hormonal sobre as glândulas mamárias, que ficam inchadas e mais sensíveis. O esperado é que a sensibilidade passe depois do período menstrual.

É normal sentir dor nos seios antes da menstruação.

Mastalgia não-cíclica

É a dor na mama que não está relacionada à menstruação e é mais rara, mas também merece atenção. Ela pode acometer uma ou as duas mamas.

Causas de dor na mama que merecem sua atenção

Lesão muscular

Ela acontece em consequência da musculação ou de outro exercício físico que exigiu muito do seu peitoral, que gera uma pequena lesão muscular responsável por fazer seu músculo crescer. Ela deve passar em poucos dias, mas se estiver muito forte ou persistente, procura um médico.

Pílula anticoncepcional e reposição hormonal

As hormonas das pílulas deixam os seios mais sensíveis.

Essas duas terapias carregam hormonas sexuais que estimulam as glândulas mamárias e podem gerar sensibilidade nas mamas. Conversa com o teu médico sobre a alternativa de mudar de medicamento.

Puberdade

As mudanças hormonais fazem com que os seios cresçam e fiquem mais sensíveis, o que pode ser interpretado como dor por algumas meninas.

Seios fibrocísticos

Algumas mulheres têm o tecido mamário encaroçado, que pode ficar mais dorido antes da menstruação. Nesse caso, os caroços contêm água e não estão relacionados com cancro de mama.

Remédios que causam dor na mama

De acordo com a National Breast Cancer Foundation, nos Estados Unidos, remédios digitálicos (para tratamento de insuficiência cardíaca), alguns hipertensivos – como a espironolactona (Aldactone) e a metildopa (aldomet) – alguns diuréticos, o anabolizante Anadrol e a clorpromazina, um antipsicótico, podem causar dor nos seios.

Mastite

Esse tipo de inflamação das mamas é muito comum em mães que estão amamentando, mas podem acometer qualquer mulher.

Ectasia ductal

Cancro da mama raramente causa dor.

Ela ocorre quando os ductos mamários, responsáveis pelo transporte do leite, ficam anormalmente dilatados. Isso gera inflamação e, consequentemente, dor.

Cancro da mama causa dor no seio?

Tumores, de qualquer tipo, não causam dor diretamente, mas alguns tipos de cancro da mama podem gerar feridas e lesões na mama, essas, sim, dolorosas.

Fonte:bolsademulher

Partilha com as tuas amigas:

Outras Dicas:

Comentários: