Melhor dica da semana – Como remover marcas de queimado do ferro na roupa!

Já aconteceu com quase todas nós, quando estamos a passar roupa e algo nos distrai, talvez seja o nosso filho ou uma mensagem no telemóvel, e então o pior acontece: as roupas ficam terrivelmente marcadas pelo ferro. Às vezes não foi por causa de uma distração, mas sim porque passamos um tecido que não deveria ser passado a ferro ou usamos uma temperatura muito quente.

Existem algumas manchas que não são mais “manchas”, mas sim grandes queimaduras que destroem completamente a fibra e não são recuperáveis. No entanto, existem certas manchas em tecidos naturais, como algodão, linho, lã e outros, que podem ser removidas com certas técnicas descomplicadas.

A primeira coisa é classificar as roupas danificadas de acordo com a cor, porque as técnicas são diferentes.

Para a roupa branca

A técnica a ser utilizada é simples e requer dois líquidos básicos que todas as casas têm: amónia e água oxigenada.

Basta colocar uma boa quantidade de água oxigenada numa bola de algodão, esfregar a marca e depois pegar outro bocado de algodão e fazer o mesmo com a amónia. Deve-se deixar agir por alguns minutos, molhar para remover completamente as soluções e repetir até três vezes se necessário.

É importante não deixar a água oxigenada secar com a amónia na roupa e evitar a mistura destes dois componentes num recipiente, pois juntos eles podem gerar vapores tóxicos.

Para a roupa colorida

É um pouco mais difícil do que com roupas brancas, pois essas fibras tendem a ser danificadas com mais facilidade. No entanto, pode usar uma escova de dentes e vinagre para tentar remover as manchas.

E quanto a tapetes e outros tecidos do mesmo tipo?

Bem, dependendo da cor do tapete, pode escolher um dos dois métodos mencionados acima, mas o ideal é pegar numa tesoura bem fina, como as de manicure, e remover as fibras queimadas do tecido com o maior cuidado e rigor possíveis.

A partir de agora já sabe, se vir alguma marca de queimado, pare de passar imediatamente, e aplique algumas dessas técnicas! Mas lembre-se: nada é infalível e pode haver alguns tecidos muito queimados para serem recuperados.

Partilha com as tuas amigas:

Mais dicas:

Comentários: