Saiba como fazer shampoo natural caseiro para ter uns cabelos lindos

Aprenda a fazer seu próprio shampoo natural caseiro para ter cabelos lindos

Existem coisas na vida que são certas, e um exemplo disso é que precisamos de lavar o cabelo com regularidade. Seja por higiene ou aspectos estécticos, recorremos sempre aos shampoos para fazer esse trabalho.

O grande problema é que a maior parte desses produtos possuem na sua composição substâncias que para além de não sabermos o que é nem as pronunciar, também não sabemos nada sobre os seus efeitos secundários para a saúde. O que acham economizar fazendo o seu próprio shampoo em casa?

Se não tem tempo para ler o artigo inteiro, veja o vídeo abaixo:

Neste vídeo vais poder aprender como fazer shampoo com ingredientes económicos e naturais em casa. No final vais ter um produto que hidrata, nutre, amacia, deixa os cabelos sedosos, com brilho, com vida e muita beleza.

E o mais importante: a sua fórmula não possui substâncias tóxicas, como por exemplo os parabenos, que já foi associado em alguns estudos ao aparecimento de alguns tipos de cancro. Mas antes de passarmos à receita, fique a conhecer um bocado dos benefícios de cada ingrediente.

Mel
Muito rico em vitaminas e minerais, funciona nos cabelos como um hidratante natural, dando brilho, maciez e também aumenta a elasticidade, evitando assim que os cabelos fiquem fracos e quebradiços.

Côco
Sendo um anticéptico, o côco combate os fungos e limpa o couro cabeludo profundamente. Para além disso, também combate a oleosidade na raiz do cabelo e no fio inteiro do cabelo.

Aloe Vera
Esta planta muito poderosa que para além de ser óptima para a pele, também é muito benéfica para os cabelos. A aplicação de Aloe Vera no cabalo é muito popular, sendo muito usada para combater a queda e hidratar os fios de cabelo.

Óleo de Rícino
O óleo de rícino é muito rico em vitamina E, fortalece os folículos, e age como um antioxidante que inibe os efeitos negativos dos radicais livres nas raízes do cabelo e no couro cabeludo. Para além disso, este óleo estimula o crescimento dos fios de cabelo é rico em ácido ricinoleico, que tem propriedades antifúngicas que ajuda muito na prevenção da caspa.

Agora já sabe um pouco dos benefícios deste shampoo, vamos a receita:

Ingredientes:

  • 1 chávena (chá) do gel/Aloe Vera
  • 1 barra de sabão de coco
  • 1 chávena (chá) de mel de abelha
  • 3 colheres (sopa) óleo de rícino
  • 1,5 litro de água filtrada

Como fazer?

  1. Corte o sabão e coloque no lume com a água (use panela de inox, vidro ou ágata; não ferva em utensílio de alumínio).
  2. Quando estiver diluído, tire do lume e acrescente o mel.
  3. Espere esfriar e coloque o gel/Aloe vera e o óleo de rícino.
  4. Misture muito bem e o shampoo está pronto para ser usado.
  5. Transfira para uma embalagem vazia e limpa de shampoo ou de condicionador.

É recomendado usar esse super shampoo duas vezes por semana.

É recomendável também antes da primeira aplicação fazer um teste para ver se ocorre alguma reação alérgica. Para isso basta aplicar um pouco da receita na pele e aguardar alguns minutos. Se não ocorrer nenhuma irritação, pode usar o shampoo tranquilamente.

Fontes: How to Make Your Own Shampoo for Gorgeous Hair (Homemade Natural Shampoo) / Natureba


Mais dicas:

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.