Se sofres de unhas encravadas tens de conhecer estes 6 truques caseiros surpreendentemente eficazes!

Se já sofreu com unhas encravadas, então sabe que essa situação é muito dolorosa e desconfortável. Apesar da condição parecer insignificante, a verdade é que ela pode ser incrivelmente debilitante. Por isso, hoje vamos mostrar 6 remédios caseiros surpreendentemente eficazes para tratar esse problema de uma vez por todas.

6 remédios caseiros para unhas encravadas

Uma unha encravada surge quando “o canto ou o lado de uma das unhas dos pés cresce dentro da carne. Isso resulta em dor, vermelhidão, inchaço e, às vezes, uma infeção.” Normalmente, essa condição surge no dedo grande do pé, onde a unha tende a ser a mais espessa e mais forte.

Se também sofre com unhas encravadas, experimente estes remédios caseiros:

  • 1. Sal de Epsom

O Sal de Epsom alivia as dores musculares, reduz inchaços e suaviza a pele. Por isso, ele é muito útil em aliviar o desconforto das unhas encravadas.

Para isso, junte esse ingrediente a água quente, e coloque num recipiente. Depois, molhe os seu pés por alguns minutos. Esse método é indicado apenas para casos menos graves de unhas encravadas.

  • 2. Bola de algodão

As unhas encravadas surgem quando uma unha cresce muito perto da carne, por isso faz sentido querer separar as duas. Para isso, os médicos costumam levantar suavemente a unha e, em seguida, colocam um pequeno pedaço de bola de algodão embaixo dela para fazer com que cresça longe da pele.

Se optar por fazer esse método em casa, mergulhe o algodão em anti-sético e substitua o curativo diariamente. Mergulhar os pés em sal de Epsom entre as mudanças de algodão, tal como no passo 1, também ajudará a aliviar a dor e suavizar a pele.

  • 3. Fio dental

O método do fio dental é semelhante ao tratamento da bola de algodão. Passar fio dental sob a unha pode ajudar a separar cuidadosamente a pele e redireccionar o seu crescimento.

Se tentar esse método, use apenas fio dental sem sabor. Pode imaginar o ardor que o mentol traria a uma área tão sensível?

  • 4. Cortar unhas em “V”

Se preferir não mexer na área da unha encravada, o método de corte “V” é o ideal. Vale a pena tentar isso antes de optar por tratamentos mais invasivos.

Se cortar a unha afetada em “V”, vai aliviar a pressão dos lados e promover um bom crescimento.

  • 5. Suavizar a unha

Tal como mencionámos acima, parte do que pode estar a causar a unha encravada é o facto de elas serem muito grossas. As unhas grossas penetram a pele com mais facilidade.

Se colocar óleo essencial da árvore do chá na unha, não só pode ajuda a combater a infeção, mas também irá acabar com possíveis fungos.

  • 6. Curativo

Um dos principais motivos pelos quais as unhas encravadas são tão dolorosas é porque elas ficam infetadas. Quando a pele fica irritada, existe maior risco de contato com bactérias e infeções.

Para que a área afetada não infete, ela precisa ser protegida com um curativo. Para além disso, esse método também afasta a unha da pele, corrigindo o seu crescimento.

Claro, a melhor maneira de evitar uma unha encravada é preveni-la.

Use sapatos confortáveis e que não apertem as unhas. Outro método de prevenção é cortar as unhas em linha reta e manter os seus pés tão limpos e secos quanto possível.

Partilhe esta informação para que os seus amigos também possam prevenir essa situação desagradável.

Partilha com as tuas amigas:

Comentários: