Sofres muito quando andas com a Menstruação? Estes alimentos ajudam a sobreviver à TPM!

pub

Todos os dias milhões de mulheres sofrem bastante quando andam com a menstruação.
Ter o cabelo oleoso, corpo dorido, borbulhas, dores de barriga e claro, um estado depressivo/de irritação/sensibilidade/fome/tristeza de que nenhuma mulher está livre. De mês a mês há que aprender a lidar com o TPM mais concretamente Temperamento Pré Menstrual, que é um estado que não se pode evitar, mas cujos efeitos se podem ser reduzidos (pelo próprio bem da mulher, como de todos as pessoas que a rodeiam).

Segundo o site Women’s Health UK é com base na alimentação que se consegue regularizar as hormonas que deixam qualquer mulher alterada.

Para se perceber muito bem o que comer e quando comer, temos que saber que o ciclo menstrual dura um mês, no qual a primeira semana diz respeito à de menstruação, seguem-se duas semanas de período fértil e uma quarta, em que a mulher se encontra infértil até à próxima menstruação (durante a qual também está infértil).

Durante todo o período, e tempo por base uma alimentação equilibrada, há alimentos que não deve abusar ou mesmo evitar, e outros que devem mesmo fazer parte das suas refeições diárias.

Existem varias coisas para atenuar o sofrimento durante a a TPM, principalmente medicamentos. Para além dos medicamentos existem outras formas mais naturais para atenuar o sofrimento durante o período menstrual, como algumas dicas, alimentos regras.

Certos alimentos nas fases certas do ciclo menstrual vão ajudar muito a regular as hormonas.

Ninguém gosta de sofrer durante a TPM e para ajudar a sobreviver à mesma vejam as seguintes dicas:

A evitar – Café e álcool

O café e o álcool não são aconselhados, por serem diuréticos e eliminarem nutrientes do nosso corpo, e ainda impulsionam o stress do sistema interno.

A evitar – Açúcar

Comidas que são processadas e cheias de açúcar são muito más para os níveis de açúcar no sangue, deixando as mulheres com um temperamento bastante mau. Aposte antes em outros alimentos que são fontes de energia como os ovos,  nozes e laranjas.

A consumir – Ómega 3

Peixes gordos, o abacate, bem como outros alimentos ricos em Ómega 3 devem estar presentes, já que os mesmos ajudam À redução das inflamações internas e dores no peito.

A Consumir – Folhas verdes

As folhas verdes como por exemplo os espinafres, são muito ricos em magnésio. O consumo dos mesmos acalmam o sistema nervoso quando conjugados com outros alimentos ricos em cálcio como por exemplo o iogurte e o tahini.

A consumir – Alimentos ricos em triptófano

Alimentos como o perú, hummus ou banana. Este aminoácido ajuda muito a moderar o desejo por hidratos de carbono e doces, regulando a fome.

Semana 1

Na primeira semana, onde ocorre a menstruação, consuma chá de camomila, salmão e sementes de abóbora. O de chá de camomila vai ajudar-lhe relaxar os músculos, os restantes alimentos vão ajudar a manter os níveis de energia necessários.

Semana 2

Os Espargos, a laranja e novamente salmão, são os alimentos que deve apostar na primeira semana do período fértil. O ómega 3 do salmão conjugado com a vitamina C das laranjas, vai neutralizar a adrenalina no organismo e os espargos são ricos em ácido fólico, que fazer com que  melhore o seu humor.

Semana 3

Na segunda semana do período fértil, o ferro dos espinafres serão a melhor opção para ganhar energia, bem como a maçã, que contém açúcar natural, que conjugado com a fibra da mesma fruta, faz com que a absorção da energia seja lenta.

Semana 4

Durante o período infértil,  aposte no consumo de  alimentos ricos em água como o pepino e o funcho. Para que não faça retenção de líquidos, o aipo deve fazer parte da alimentação desta semana.

Fonte: https://www.noticiasaominuto.com/
Imagens: iStock
Partilha com as tuas amigas:

PUB

Outras Dicas:

Comentários:

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.