Tablets e telemóveis são grandes ameaças à saúde das crianças! É preocupante!

pub

A evolução da tecnologia trouxe consigo coisas muito positivas, mas também sérias ameaças à saúde do ser humano.

Os aparelhos eletrónicos podem ser especialmente nocivos para as crianças, que cada vez têm maior facilidade em aceder aos mesmos.

Deve haver restrições no acesso das crianças a esses aparelhos, pois elas estão em fase de desenvolvimento e aprendizagem, uma fase crucial para que não sofram danos com radiações. Deixamos-te aqui 10 razões para tal:

tablets_criancas

  • Crescimento do cérebro

Nos 2 primeiros anos de vida de um ser humano o tamanho cérebro triplica, continuando a desenvolver-se até aos 21 anos. Este desenvolvimento depende dos estímulos provocados pelo ambiente que o rodeia. Passar muito tempo com acesso a aparelhos tecnológicos pode causar um défice de atenção, atraso cognitivo, dificuldade de aprendizagem e falta de auto controlo.

  • Atraso no desenvolvimento

Como a tecnologia fica nas mãos da criança, isso pode levar a que os seus movimentos fiquem monótonos, provocando atraso no desenvolvimento. Existem estudos que mostram que 1 em cada 3 crianças sofrem de atraso no desenvolvimento, levando a um impacto negativo na alfabetização e no rendimento escolar.

  • Obesidade

Como as crianças estão presas a atividades com aparelhos tecnológicos, perdem um pouco das atividades realizadas no exterior, o que faz com que não pratiquem exercício físico e aumentem o peso, podendo chegar a casos extremos de obesidade. Por isso, devemos incentivar a prática de exercício físico no exterior pelas nossas crianças.

  • Privação do sono

Estudos mostram que 75% das crianças utilizam tecnologia no próprio quarto, passando horas de sono agarradas aos aparelhos e deixando de dormir. Isto é bastante prejudicial pois dormir é algo bastante importante para todos, principalmente para as crianças.

  • Doenças mentais

Utilizar demasiado os aparelhos eletrónicos pode provocar depressão, ansiedade, transtorno bipolar, psicose e comportamentos de crianças problemáticas. No Canadá, 1 em cada 6 crianças sofre de problemas mentais, provocados pelo uso excessivo de smartphones e tablets.

  • Agressão

A exposição a imagens e conteúdos agressivos faz com que crianças fiquem mais retraídas e agressivas.

  • Demência digital

Imagens a correr rápido e sem qualquer sequência podem provocar impedimentos de concentração e demência na memória.

  • Vício

Ter pais ausentes resulta em carência para as crianças, e faz com que estas arranjem outros passatempos, tais como passar horas a fio a jogar e nas redes sociais, o que resulta num grave vício.

  • Radiação

Este deve ser um dos maiores problemas associados, pois segundo a sua categoria, os telemóveis estão classificados como “possivelmente cancerígenos”. A radiação é algo que afeta bastante o desenvolvimento de uma criança, e deve ser evitada ao máximo.

  • Problemas de visão

Passar muitas horas agarrado a um smartphone ou a outro aparelho pode provocar deficiência na vista das crianças. São recomendados apenas 30 a 60 minutos para crianças que já tenham problemas de vista.

Partilha com as tuas amigas:

Outras Dicas:

Comentários: