Segunda várias pesquisas feitas na América do Sul, as mulheres são as principais responsáveis pelas tarefas domésticas e das tarefas com os filhos, sendo que, apenas 36,4% das mulheres casadas dizem que as responsabilidades com os filhos e com a casa são distribuídas igualmente entra elas e o companheiro e 57,7% das entrevistadas casadas dizem que são as principais responsáveis por estas mesmas responsabilidades.
Responsabilidades domésticas desiguais
Quando o assunto é a conservação do lar, 75,8% das mulheres dizem que são as principais responsáveis pela limpeza da casa onde moram, enquanto apenas 8,9% delas dizem que a tarefa não tem um responsável fixo.
Ou seja, as mulheres continuam sendo consideradas as principais responsáveis pelas tarefas domésticas.
Na entrevista, 70,8% das mulheres afirmam que são as principais responsáveis pela arrumação da casa em que moram. Entre as casadas, 80,8% afirma a mesma coisa, ou seja, o número cresce em 10%.
E esta não é a única tarefa que é maioritariamente exercida por mulheres. 69,5% delas apontaram que são as responsáveis pelos cuidados com as roupas, 66,5% pela limpeza e 66,2% pelo preparo das refeições.
Mulheres sobrecarregadas
Praticamente 6 em cada 10 mulheres casadas/união estável se sentem sobrecarregadas. Entre elas, mais de 25% já conversaram com maridos, que disseram que iriam começar a ajudar, mas não mudaram.
Em seguida, 22,3% dizem que nunca conversaram com o companheiro porque acreditam que todas estas tarefas são de fato responsabilidade dela.
Cuidado com os filhos
Além das tarefas domésticas, os cuidados com os filhos também são maioritariamente femininos. Apenas 16% das mulheres disseram que dividem tarefas como dar banho nos filhos, ajudar na lição de casa e levar ao médico com seus maridos e só 0,3% delas afirma que os maridos são os principais responsáveis por estas actividades.
Para a pesquisa, foram entrevistadas mulheres autónomas, funcionárias de empresas privadas e públicas, donas de casa, entre outras.
Partilha com as tuas amigas:
PUB