Tem muito cuidado! Tomar estes chás durante a gravidez pode provocar um aborto!

pub

Durante a gravidez, não é recomendado tomar chá de Hidraste ou chá de Boldo, por exemplo, porque podem aumentar as contrações uterinas, aumentando o risco de aborto ou parto prematuro.

Além disso, há alguns chás que devem ser evitados na gravidez porque ainda não há comprovação científica de que são seguros para usar durante esse período. Por isso, é importante consultar o obstetra ou fitoterapeuta antes de utilizar qualquer chá na gravidez, pois podem prejudicar a saúde do bebê e da gestante.

cha-verde-na-gravidez

Plantas medicinais proibidas durante a gravidez

Alguns chás que a grávida e também as mulheres que estão a tentar engravidar não podem tomar ou devem evitar são:

CHA

O gengibre não deve ser consumido em doses superiores a 1g por cada kg corporal que a mulher possui até as 11 semanas de gestação. Assim, tomar até 3 chávenas deste chá por dia não é contra indicado durante a gravidez.

O chá preto, o chá mate e o chá verde também devem ser evitados durante a gravidez por conterem cafeína. Outros chás como o chá de Cúrcuma, o chá de Cravo-da-Índia e o chá de Dente-de-Leão, por exemplo, não estão totalmente contra indicados na gravidez, no entanto, o seu uso só deve ser feito sob indicação médica.

Além disso, o óleo de Erva-Doce está contra indicado na gravidez porque pode aumentar os níveis de estrogénio, estimulando a menstruação.

Grávidas podem tomar chá de camomila?

O chá de camomila (Matriaria recutita) pode ser tomado na gravidez para tratar constipações, sinusite, má digestão, insónia, ansiedade, nervosismo ou dificuldade para dormir, por exemplo devido à sua ação calmante, anti-inflamatória e anti bacteriana.

Porém, o chá de camomila-romana (Chamaemelum nobile) não deve ser consumido na gravidez porque pode causar aborto ou lesões no feto.

Fonte:TatianaZanin-Nutricionista

Partilha com as tuas amigas:

PUB

Outras Dicas:

Comentários:

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.