O aparecimentos de varizes é um problema que afecta metade dos portugueses em idade adulta, sobretudo mulheres. As varizes manifestam-se nas pernas, sobretudo nas femininas e começam por ser apenas inestéticas, mas podem incomodar e provocar problemas de saúde mais graves.
O que são Varizes?
Varizes, ou veias varicosas, são veias dilatadas, alongadas e tortuosas. Além de serem prejudiciais à estética, as varizes podem causar dor, cansaço e sensação de peso nas pernas. As varizes aparecem normalmente nas pernas, porém podem ocorrer em outras partes do corpo, até na cara. As veias são vasos sanguíneos que carregam sangue dos tecidos do corpo ao coração. Elas têm válvulas que ajudam o sangue a fluir em direção ao coração e quando essas válvulas não funcionam corretamente, o sangue retorna e forma poças nas veias. Isso então faz as veias incharem e forma as varizes. Geralmente as varizes não causam problemas médicos. Porém, ocasionalmente podem requerer tratamento para dor, problemas de pele, coágulos sanguíneos ou outras complicações. Pessoas muitas vezes fazem tratamento para varizes por razões cosméticas.
O que causa as varizes?
Para que o sangue possa voltar ao coração, as veias possuem válvulas venosas que impedem o seu refluxo. Caso essas pequenas válvulas falhem, o sangue reflui e causa a dilatação das veias devido ao aumento do volume sanguíneo. As varizes aparecem com mais frequência nos membros inferiores: pés, pernas e coxas.
Os tipos de Varizes:
Existem dois tipos de varizes: as chamadas varizes primárias, que aparecem influenciadas pela tendência hereditária e as chamadas varizes secundárias que aparecem por doenças adquiridas no decorrer da vida e são de tratamento mais difícil. As varizes primárias são as responsáveis pelas antiestéticas linhas vermelhas e azuis de diversos tamanhos na perna da mulher e também pelas varizes de maior calibre e são as mais frequentes.
As varizes secundárias são chamadas erroneamente de “varizes internas”. “Varizes internas” não existem. Mas, existem sim problemas sérios de doenças nas veias internas, que são as varizes secundárias, e estas varizes é que são muitas vezes popularmente chamadas de “varizes internas”.
Podemos também considerar as varizes, de uma maneira simplista, como leves ou graves. As “leves” são as que, embora sejam uma doença, não causam um problema de saúde imediato causando mais preocupações estéticas, e as “graves”, são as que causam sérios problemas, como sangramentos, úlceras (feridas), eczema, infecções, vermelhidão, manchas, espessamento da pele, dor, flebite e mesmo a embolia de pulmão, felizmente raro em varizes primárias, mas que põe em risco até a vida do paciente.
Que fatores influenciam o aparecimento de varizes?
A genética tem influência no aparecimento de varizes, além disso pessoas do sexo feminino e de mais de 30 anos de idade são mais susceptíveis. Também há maior propensão de desenvolvimento de varizes durante a gravidez. O uso de pílulas anticoncepcionais e a reposição hormonal podem aumentar a probabilidade de varizes. Outros fatores que contribuem para o aparecimento de varizes são: obesidade, sedentarismo e tabagismo.
Fatores de risco para varizes
Os fatores de risco para varizes incluem:
– Genética. Ter um membro da família com varizes pode elevar o risco. Aproximadamente metade das pessoas com varizes tem membros da família que também possuem veias varicosas.
– Idade. O envelhecimento normal pode enfraquecer as válvulas das veias e provocar varizes.
– Sexo. Mulheres são 2 a 3 vezes mais propensas a desenvolver varizes do que homens.
– Gravidez. Durante a gravidez o crescimento do feto eleva a pressão nas veias das pernas. As varizes que ocorrem durante a gravidez costumam melhorar em 3 a 12 meses depois do parto.
– Obesidade e sobrepeso. Ter peso extra no corpo pode fazer pressão adicional nas veias.
– Ficar em pé ou sentado com as pernas cruzadas ou curvadas por tempo prolongado. Quando fica-se de pé ou sentado com as pernas cruzadas ou curvadas, as veias têm que trabalhar mais para bombear o sangue ao coração.
Como evitar o aparecimento de varizes?
Pode-se ajudar a evitar as varizes pelo uso de meias elásticas, manutenção de peso ideal e prática de exercícios aeróbicos.
Como é o tratamento para varizes?
O tratamento de micro-varizes é feito pela escleroterapia (secar as varizes). Já no caso de varizes maiores a cirurgia é indicada.
Porém, pessoas com varizes geralmente precisam apenas de medidas de cuidados próprios, como fazer certos exercícios para pernas, usar meias de compressão e evitar ficar em pé ou sentadas por muito tempo.
Partilha com as tuas amigas:
PUB