​Depois de realizares estes 6 exercícios, a tua dor de costas desaparece… como se fosse magia!

Depois de realizares estes 6 exercícios a tua dor nas costas desaparece… Como se fosse magia!

A maioria das pessoas conhece, em primeira mão, o que é uma crise de dores nas costas, especialmente quem trabalha todo o dia em frente a um computador, ou os que vivem debruçados sobre os seus smartphones ou tablets. É uma companheira inseparável do estilo de vida sedentário.

O ritmo agitado da vida moderna deixa-nos pouco tempo para dedicar à nossa saúde. Geralmente, tentamos ignorar os primeiros sinais de qualquer problema. No entanto, isto só fará com que a dor volte com mais força, e inclusivamente, mais difícil de tratar. É sempre melhor prevenir do que remediar!

Rotina de exercícios para a coluna vertebral

Neste artigo, preparamos para ti 6 exercícios simples para a coluna vertebral e os músculos das costas, que requerem apenas algum tempo e vontade, mas que dão resultados muito bons…

Estrela do mar

O cansaço pós trabalho quer cobrar-te factura? A melhor maneira de o vencer é relaxando, e isso só será possível se os músculos das tuas costas libertarem toda a tensão. Para isso, só tens que te deitar de costas, com os braços e as pernas esticadas em direcções opostas, posição que deverás manter por algum tempo. É muito agradável torcer-se desta forma: os braços e os ombros giram numa direcção, e as ancas noutra. Depois, volta à posição inicial, e faz o mesmo para o outro lado. Tudo de uma forma muito lenta e relaxada!

Pedra rodante

Outro exercício para os preguiçosos! Só que desta vez precisarás de uma cadeira. Deita-te de costas no chão, preferencialmente em cima de uma manta quente, e coloca os teus pés em cima da cadeira. Este exercício ajuda a restaurar o fluxo sanguíneo de todo o corpo, bem como a desfazer-se das tensões do dia.

Serpente flexível

Antigamente, os sábios observavam a natureza e, inspirando-se em alguns animais, adoptavam determinada posição. Neste caso, apresentamos-te um exercício chamado “serpente flexível”, uma posição de yoga bastante simples e acessível a todos. Este exercício está inspirado no comportamento da serpente, um animal extremamente flexível. Deita-te de barriga, descansa os teus pés no chão, e eleva o teu corpo e as tuas mãos o máximo que conseguires. O mais importante é sentir a tensão dos músculos, sem exageros.

Posição fetal

Sente novamente o que é estar dentro da barriga da mamã: assume a posição fetal! Para isso, deita-te de costas, dobra as pernas e puxa-as até à tua barriga, juntando as tuas mãos. Mantém essa posição por um período entre 30 segundos a 1 minuto. Esta é, sem dúvida, a minha posição preferida da rotina!

“Pendurado” para baixo

O propósito principal deste exercício é relaxar todos os músculos. A ideia é fazeres uma “colina” com o teu corpo. Para isso, podes utilizar uma fitball, ou se não tiveres uma, utiliza simplesmente as costas de um sofá ou de uma cadeira.

Pernas entrelaçadas

Este exercício é um pouco mais complicado que os anteriores, mais ainda assim, acessível a todos. Deita-te de costas, dobra uma perna e põe-la por debaixo do joelho da outra, durante um segundo. Agarra a parte inferior, e levanta-a lentamente, e põe-la por cima. Mantém esta posição durante um minuto. Realiza 8 repetições com cada perna.

Se tornares hábito a realização desta rotina de 6 exercícios, os teus problemas da coluna vertebral e das costas serão apenas uma má lembrança. Anima-te, deixa a preguiça de lado, e enche a tua vida com energia e relaxamento! Por último, partilha estes conselhos com os teus amigos, ajuda-os a renascer depois de um dia de trabalho desgastante, em apenas alguns minutos…

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