Por incrível que pareça, preparar um bife no ponto não é algo tão simples. Primeiro começa na qualidade da carne, acaba na espessura da frigideira e passa pelo aspecto mais importante: o tempo de cozimento. Foi pensando nesses detalhes que decidimos trazer-te um guia para preparares um bife maravilhoso.
Um bife é um filete de carne com uma espessura de 2,5 a 5 cm. Eles são cortados apenas perpendicularmente em relação às fibras. A melhor carne é pendurada no frio durante 2 semanas ou mais.
Antes de cozinhar, é preciso que a carne passe à temperatura ambiente. Se a carne está congelada, é necessário descongelar completamente durante toda a noite. Além disso, ela deve ficar a repousar uma hora antes do preparação.
Não uses o martelo na carne, senão a estrutura das fibras vai romper e, durante o cozimento, ela perderá o sumo e ficará seca.
Não coloques sal durante o cozimento. A carne perderá sumo e não ficará com a parte crocante, porque ela vai cozinhar no próprio líquido ao invés de ser frita.
A frigideira adequada para preparar um bife deve ter um fundo grosso para manter a temperatura alta. Uma opção excelente é uma frigideira de ferro fundido.
Aquece a frigideira ao máximo e coloca a carne sobre ela. Frita em fogo alto durante 30 segundos de cada lado. Isso vai selar o bife, deixando a parte suculenta do lado de dentro. Em seguida, frita em fogo médio até o ponto que quiseres, de 1 a 5 minutos. A temperatura da carne pode ser medida com um termómetro.
Durante a preparação, tudo depende da espessura da carne, mas normalmente é um tempo mínimo em temperatura máxima. Para determinar o nível de cozimento, usa as mãos.
Partilha com as tuas amigas:
PUB