Os desequilíbrios na glândula tiroide são mais frequentes do que acreditamos, e afetam mais às mulheres.
Os sintomas podem ser silenciosos ou é possível que não prestemos atenção a eles. No entanto, é muito importante conhecer quais são os sinais que indicam problemas de tiroide.
Falaremos sobre os mais frequentes neste artigo.
O que saber sobre a tiroide
A tiroide é uma pequena glândula localizada sobre a clavícula e a responsável pela produção de dois hormônios muito importantes (T3 e T4).
Eles regulam:
-
O crescimento
-
O desenvolvimento
-
O metabolismo
-
A temperatura corporal
-
A frequência cardíaca
-
A pressão arterial
Se não funciona como deve, pode causar dois problemas: hipertireoidismo (produz mais hormônios que o normal) e hipotireoidismo (não cria o suficiente).
Isso é provocado por uma disfunção no sistema imunológico. Em outras palavras, os anticorpos afetam o órgão, fazendo-o trabalhar de forma incorreta.
Sinais que indicam um mau funcionamento da tiroide
Presta bastante atenção aos sinais que o corpo nos oferece e que nos permitem tratar a tempo os problemas da tiroide.
Tristeza e depressão
O humor pode ser alterado por causa da tiroide. Isso é mais provável quando não existe um motivo aparente para estarmos tristes ou deprimidos.
Quando a glândula produz poucos hormônios, os níveis de serotonina diminuem e isso se traduz em sentimentos negativos.
Pelo contrário, se a tiroide cria mais hormônios, ficamos mais inquietos ou irritados.
Mudanças de peso
Se praticas desportos há muito tempo e segues uma dieta restrita, mas não consegue perder uma grama sequer, talvez isso se deva a problemas na tiroide.
O mesmo acontece se, por mais que comas, mas não consegues ganhar peso. As alterações metabólicas têm muito a ver com esses desequilíbrios.
Prisão de ventre
A dificuldade de evacuar, ainda que se coma legumes, verduras e fibras, é um dos principais sinais de disfunção na tiroide.
Se sofres continuamente com a prisão de ventre e isso causa inchaço abdominal ou dores intestinais, não hesites em consultar um médico.
Problemas para dormir
Sem razão aparente, não consegues dormir ou acordas a meio da noite sobressaltado. Os problemas de conseguir dormir, pesadelos recorrentes e a insônia estão relacionados com esta glândula.
Também se manifesta como uma maior necessidade de dormir e dificuldade para levantar cedo. Uma tiroide pouco ativa torna as funções corporais mais lentas.
Dores articulares
É um sintoma que pode se dever a várias patologias ou até a hábitos cotidianos, como por exemplo, fazer muito exercício ou levantar peso em excesso.
O funcionamento insuficiente da tiroide pode levar a dores articulares, sobretudo nos braços e nas pernas. Devemos prestar atenção a isso porque, por sua vez, pode causar fibromialgia.
Colesterol alto
Quando uma pessoa sofre de hipotireoidismo, o metabolismo de teu corpo fica mais lento e não consegue queimar as gorduras como deve. Por isso, o nível de colesterol e de triglicerídeos eleva-se.
Perda da libido
A falta de interesse sexual pode estar relacionada a um problema na glândula tiroide. Algum mal-estar emocional e psíquico, o ganho de peso e as dores articulares podem piorar essa perda de libido.
Dores no pescoço
Ao mover o pescoço em certas direções, podemos sentir uma espécie de pressão que não permite engolir bem. A rouquidão é outro sintoma de desordens na tiroide. Isso se deve ao aumento de tamanho da glândula, que comprime a traqueia.
Queda de cabelo
Pode ocorrer porque a pele do couro cabeludo está muito seca, ou devido aos problemas de metabolismo associados à glândula tiroide.
Palpitações
O coração bate tão depressa que podes sentir, ainda que estejas sentado no sofá ou deitada.
Pressão arterial elevada
A hipertensão pode ser causada por diferentes motivos, e por isso os médicos não a relacionam, de início, à tiroide.
No entanto, quando se consomem medicamentos para controlá-la, ou segue-se uma dieta saudável e, da mesma forma, a pressão arterial permanece elevada, talvez seja preciso examinar a glândula.
Partilha com as tuas amigas:
PUB