Maior parte das mulheres toma a pílula Yaz, Yasmin e Elani. Estas são 2 vezes mais perigosas que as outras!

pub

Provavelmente já ouviste dizer que a pílula anticoncepcional está associada a um maior risco de formação de trombose na corrente sanguínea, mas existem algumas marcas que oferecem mais perigo que outras, como é o caso da Yaz, Yasmin e Elani Ciclo. Entende porquê a seguir.

Capturar1

Pílulas que mais causam trombose

As pílulas Yaz, Elani Ciclo, Yasmin e suas versões genéricas contêm drospirenona, um tipo de progestina (hormona que atua como se fosse a progesterona) que não é encontrado na maioria dos anticoncepcionais. Apesar de igualmente eficaz na prevenção da gravidez, essa substância se relaciona com uma maior ocorrência de trombose.

A formação de trombos na corrente sanguínea pode causar desde interrupção do fluxo sanguíneo nas pernas até infartos e AVCs, casos que podem levar à morte.

O Food and Drug Administration (FDA), órgão americano que regula, entre outras coisas, a comercialização de medicações, anunciou em 2012 que mulheres que tomam Yaz, Yasmin e outras pílulas feitas com drospirenona têm mais risco de ter trombose.

A pílula pode causar sangramentos encefálicos.

O órgão chegou a essa conclusão depois de analisar seis estudos sobre o risco da drospirenona. Quatro dessas pesquisas mostraram que essas pílulas tinham risco aumentado para trombose, sendo que um dele demonstrou que o risco é de 1,5 a 2 vezes maior em comparação com pílulas que contêm a progestina levonorgestrel.

Para comprovar esses achados, o FDA fez um estudo próprio e revisou o registro médico de 800 mil mulheres entre os anos de 2001 e 2007. Foi encontrado que as chances de ter trombose usando pílulas como Yaz e Yasmin é de 10 em cada 10 mil mulheres, enquanto a taxa é de 6 em cada 10 mil mulheres considerando outras pílulas anticoncepcionais.

Devo parar de tomar Yaz, Yasmin e Elani?

Em vez de retirar esses produtos do mercado, o FDA optou por incluir o aviso na bula do medicamento.

Por isso, o ideal é conversares com o teu médico sobre a real necessidade de optar por essas marcas de pílula, sendo que outras podem igualmente prevenir a gravidez oferecendo risco menor.

Vimos em Bolsa de Mulher

Partilha com as tuas amigas:

PUB

Outras Dicas:

Comentários:

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.